top of page
  • Foto do escritorSabrina Petermann

Tulum

Atualizado: 11 de set. de 2020

Muitos consideram Tulum o novo point de Quintana Roo, com resort descolados na beira do mar. O cartão postal da cidade com certeza é uma linda Ruína Maia, a única cidadela construída à beira-mar, junto de uma praia linda. Mas, por lá você também poderá ver muitos cenotes.





Assim como Cancún, a cidade de Tulum é bem dividida entre a Zona Hoteleira e o restante da cidade. O centro, mais afastado da praia, é onde moram os locais e ficam os hotéis mais baratos.



ATRAÇÕES



Ruínas de Tulum


Ruínas Maias construídas no século 6 d.C. Ela é pequena se comparada com outras ruínas do México, mas o mar de plano de fundo deixam o cenário muito mais lindo.


A região de Quintana Roo é muito quente, então o melhor horário para visitar as ruínas é bem cedo (8h), além do sol estar mais fraco, você encontrará menos turistas e a chance das suas fotos ficarem melhores.



Para chegar à entrada principal da área arqueológica de Tulum é preciso passar por uma estrada de aproximadamente um quilometro entre o estacionamento e a bilheteria principal do local. Este trajeto também pode ser feito de trenzinho, com o custo de $ 20 por pessoa (ida e volta). Se tiver sol forte é uma boa opção. Durante esse trajeto você vai passar por várias lojinhas, compre uma água pra levar, pois dentro das ruínas não tem banheiros ou lanchonetes.


Dentro das ruínas você encontrará várias construções, como El Catillo - um templo de sacrifício humano. Se tiver a oportunidade, contrate um passeio guiado, pois não existem placas contando a história, então tudo vai parecer um amontoado de pedras. O passeio guiado leva cerva de 1h30 e custa $ 624 (pesos). Esse passeio deve ser contratado antes do trenzinho.


E não deixe de aproveitar a praia particular das ruínas, que é pequena, mas muito linda.


Ande com calma e em silêncio e você terá a oportunidade de ver vários lagartos e alguns quatis.


Custo: $ 70 por pessoa para entrar

Estacionamento $ 160

Localização: Map Horário: diariamente das 8h às 17h.

Duração: 1h a 2h + tempo na praia Dica: fazer o passeio bem cedo e depois ir no Xel-Há Site: mundomaya.travel

Na saída, aproveite para conhecer as lojas e lanchonetes, e quem sabe comprar um pequeno souvenir da viagem.



Xel-Há

Fiz um post só sobre o parque e você pode acessar ele aqui.



Parque dos Ojos


O “Parque Cenote Dos Ojos” tem vários cenotes dentro, você deve especificar na bilheteria quais deseja visitar e pagar de acordo.


Localização: Carretera Federal Cancún-Tulum. Km 124

Horário: 8h às 17h

Preços: Dos Ojos: $ 350 pesos

Mistério Maia: $ 550 (com guia)

Jaguar + Tirolesa: $250

Nicte Te Ha: $ 100

Locker: $ 50 - não aceita cartão


. Cenote Jaguar - primeiro cenote do percurso, e está a cerca de 1 km da entrada do parque. Ele é pouco visitado. A água não é tão cristalina quanto os demais, mas é mais quente e oferece duas plataformas para saltar (uma de 3 e uma de 5 metros), além de uma tirolesa (a entrada te dá direito a fazê-la duas vezes).


. Cenote Nitc Te Ha - águas incrivelmente cristalinas, além de alguns peixinhos, uma planta aquática com as folhas amarelas dão um colorido especial ao mergulho. Para entrar na água você pode saltar um uma plataforma. Vai encarrar?

Não deixe de assistir o vídeo que fizemos com as imagens dos Cenotes.


. Cenote dos Ojos - Dois cenotes de água azul cristalina. O primeiro é pequeno, enquanto que o segundo é gigante. Se você tiver uma lanterna a prova d’água, vale a pena levar para iluminar a parte mais escura das cavernas.


Se você estiver fazendo apenas snorkeling, vai ter que sair de um para ir para o segundo. Mas, se você contratar a excursão de mergulho de cilindro poderá nadar pela caverna subterrânea que liga os dois cenotes.


Nós conseguimos ver alguns morcegos no cenote maior.


A dica aqui é ir primeiro visitar esses cenotes, pois costumam ser os mais visitados ao longo do dia.


. Cenote Mistério Maia - muito consideram o mais bonito de todos, mas nós acabamos não visitando. Seus grandes atrativos são as estalactites e os morcegos em seu interior.

Cenote Manati


Fica a 500 metros do mar e é rodeado de manguezal. Tem grande diversidade de fauna marinha, mas a água não é tão clara quando os outros que visitamos. Por lá você pode fazer mergulho de cilindro ou alugar um caiaque.


Logo na entrada tinha uma placa "Cuidado crocodilo", mas achamos que seria só uma daquelas placas que as atrações são obrigadas pois uma vez na vida apareceu um jacarezinho. Mas, estávamos fazendo snorkeling quando vimos uma movimentação de pessoas e quando olhamos para a mesma direção vimos um crocodilo tomando um sol. Ele estava bem tranquilo, mas nada separava ele da gente. Ele estava no habitat dele, enquanto eu mal sei nadar. O restante do passeio eu fiquei com medo que ele viesse pegar os meus dedos como petiscos.


Preços:

. Entrada: $ 120 pesos

. Aluguel caiaque: $ 120 pesos

Localização: Maps




Não deixe de assistir o vídeo que fizemos com as imagens do jacaré.



Gran Cenote Tulum


O cenote tem algumas entradas de cavernas e arcos facilmente acessíveis. Você conseguirá ver vários cágados dentro da água. Na parte de fora tem um infraestruturada pequena, mas uma das melhores que encontramos, com ducha, lanchonete, locker e um grande gramado para tomar um sol.


Ele é bem popular, pela proximidade com o Centro de Tulum, então a recomendação é chegar cedo, pra não ter muitos turistas na água com você.

Endereço: 15km do centro de Tulum, no caminho para Coba - Maps

Preço: 180 pesos


Não deixe de assistir o vídeo que fizemos com as imagens dos Cenotes, incluindo os cágados do Gran Cenote.



Cenote Carwash / Aktum-Ha


O destaque para esse cenote são as as plantas aquáticas com folhas amarelas dentro da água. Nós conseguimos ver alguns peixinhos também.


A área para fazer snorkel tem profundidade de 5m e é demarcada por muitas cordas, para que os visitantes não destruam a vegetação típica do local.


O cenote é bonito, mas confesso que esperava um pouco mais. A vegetação é realmente linda, mas tem tanta corda protegendo que você nem consegue ver direito. Como o cenote é aberto, não ir num dia depois de chuva, pois a água estará turva.


Endereço: 8km de Tulum, pela Carretera em direção a Cobá

Preço: $50 pesos


A melhor forma de eu te mostrar os cenotes é em vídeo, então dá uma espiadinha como foi nossos mergulhos nos Cenotes de Tulum.



Zona Hoteleira


A Zona Hoteleira é uma avenida enorme, com várias lojas transada, restaurantes badalados e é claro hotéis. Diferente de Cancún os hotéis que pude ver são mais sofisticados e exclusivos, o que chamamos do Brasil de Hotel de Charme.


E cada um deles tenta deixar a sua frente mais bonita, então você poderá ver lindas instalações artísticas. Eu só consegui salvar uma foto de celular, mas garanto que vale um passeio de carro pelo local.



Zona Central


Esqueça todo o glamour da Zona Hoteleira, pois a Zona Central é onde você poderá encontrar a vida real da cidade acontecendo. É onde ficam o comércio local, os restaurantes onde os nativos comem, os supermercados, mas também algumas agências de turismo.


O Centro é cortado pela Carretera Cancún-Tulum, e percorremos toda a extensão para procurar um lugar pra comer, pra tomar um sorvete e também pra dar uma olhada nas lojinhas.


Criamos coragem e paramos para jantar num boteco muito simples, na beira da Carretera. Mesas e cadeiras de plástico na calçada. Sacos plásticos envolvendo os pratos para não precisar lavá-los. Eles só tinham um prato - tacos de frango, feitos como churrasquinho Grego. Para compensar 6 tipos de molho apimentados para você temperar seus tacos.


Estavam deliciosos, comemos vários. Mas, fiquei com muito medo de passar mal no outro dia, mas deu tudo certo. E agora posso contar que já comida de rua no México. Você teria coragem?



Laguna de Kaan Luum


Uma lagoa com águas incrivelmente azul com água na cintura. No centro da lagoa a profundidade aumenta bruscamente para 85m e você conseguirá ver isso facilmente pela coloração da água que vai mudar para um azul muito escuro.


Nossa passagem pela laguna foi bem breve, pois apesar de bonita ela estava lotada. E uma coisa que não gostamos é que você não pode acessar a parte mais funda, então você precisa ficar abaixado para molhar o corpo inteiro.

Localização: Maps



Laguna Nopalitos


Como a Laguna Kaan Luum estava cheia, resolvemos seguir a viagem e paramos numa lagoa um pouco mais afastada de Tulum - a Laguna Nopalitos. Por lá não tem nenhuma infraestrutura, mas em compensação tivemos a laguna apenas pra nós dois.

Coordenada geográfica: 20°06'27.5"N 87°35'05.0"W


Momento de parar e refletir, que apesar de todos os perrengues que tivemos nessa viagem, poder conhecer lugares assim é um privilégio. Ainda mais estando na companhia dessa pessoa que me faz muito feliz. #gratidão



Atrações que não visitamos


Como já falei várias vezes, tivemos o azar de pegar uma grande infestação de sargaço [uma alga marinha] na nossa visita em Quinta Roo. Praticamente todas as praias estavam cheias de alga, deixando o mar caribenho com uma cor marrom. Por isso, acabamos não indo as praias de Tulum.


Além disso, foi em Tulum que roubaram meu equipamento fotográfico dentro do quarto do hotel, o que me desestabilizou, não via a hora de sair da cidade, como se a saída, pudesse me fazer esquecer do problema.


Vou deixar aqui as informações das outras atrações que acabamos não visitando.


Playa Chemuyil - fica entre Playa del Carmen (43km) e Tulum (20km). O acesso à praia é feito somente a pé ou em embarcação. Fica próxima do cenote Xunaan-há. Nesse local, é possível lançar-se em águas cristalinas, através de uma plataforma de, aproximadamente, 3 metros de altura.


Xcacel Xcacelito [essa nós chegamos a ir, mas estava fechada] - praia com 2 km, semi-deserta. É um dos lugares preferidos para desova das tartarugas e pode dar onda. Tem um pequeno cenote chamado Xcacelito, que e aberto e tem peixinhos. O caminho que leva ao cenote começa a uns 300 metros à direita do estacionamento. Endereço: fica a 20km ao norte de Tulum - Maps

Horário: 9h às 17h Custo: $ 81 pesos

Cenote Tak Be Ha - cenote semi coberto, com água muito clara. É pouco visitado por turistas. Pelas fotos achei bem bonito. Preço: $ 200 pesos Localização: Maps


Cenote Sac Actun - o tour dura 1h e é parecido com o do Cenote Dos Ojos (escolher um dos dois para visitar). O tour visita dois cenotes: Cenote Pet Cemetery e Cenote Sac Actun. O Pet Cemetery tem partes semi-fechadas e outras fechadas. Na parte semi-fechada e o visual é lindo pois a água transparente e muitas estalactites. Depois percorre um túnel subterrâneo que leva a outro ponto do cenote. E na sequência um outro túnel para chegar ao outro cenote que tem um amplo salão com muitas estalactites. Para finalizar se passa por um túnel apertado, bem escuro.

Preço: $ 450 pesos

Localização: Maps


Playa Esperanza, Playa Maya, Playa Paraíso e Santa Fé - uma ao lado da outra. Dizem que as cores do mar são incríveis. O amanhecer na praia é muito bonito. A melhor hora para caminhar na praia é no entardecer, pois é mais fresco. Tem vários passeios para fazer, um deles é um passeio de lancha para ver as ruínas do mar (posto de informações do lado do hotel Playa Esperanza). Durante o passeio é possível fazer snorkel entre duas pequenas ilhas cheias de tartarugas.

Custo do passeio: $ 150

Duração 1h30 Endereço: Maps

Xcaret - um parque ecológico/temático, do mesmo grupo do Xel-Há. Entre as atrações estão piscinas, nadar por um rio subterrâneo semi natural, fazer snorkeling numa enseada, mergulho com golfinhos (US$ 119), com raias (US$ 39), nado com tubarões (US$ 59), ver flamingos, araras, borboletário, um mirador, participar de show de cultura Maia (são 4 ao todo). O ingresso básico permite visitar a praia, o rio subterrâneo, o aquário e assistir aos shows. O ingresso Plus inclui almoço, bebidas, guarda-volume e empréstimo de snorkel. Sobre o rio subterrâneo, há três percursos de rio disponíveis: um mais aberto, um mais fechado e escuro e outro que é meio termo, com partes abertas e fechadas. O percurso alternado leva 40 minutos. A Torre Escénica, uma torre giratória que chega a 80m, permite ter uma excelente visão de todo o parque e também da costa da Riviera Maya.

Horário: 8h30 às 22h30

Estacionamento gratuito

Preço: US$ 99 e US$ 129 o Plus. Compras onlines tem 10% de desconto. Existem pacotes para comprar outros parques como Xel-Há e o Xplor


Reserva da Biósfera Sian Ka’an - a Biósfera possui uma grande lagoa, que acessa o mar em apenas um ponto. A reserva é um local intocado e todos recomendam que a visita seja feita com o auxílio do guia. E confesso que mesmo estando lá, e perguntando para o pessoal do hotel e alguns guias eu achei as informações bem confusas. Para chegar lá você deve continuar na rua da Zona Hoteleira até o portal de entrada da Reserva, mas depois são mais 30 quilômetros de estrada de areia pra chegar nas primeiras atrações. E todos informaram que não é possível ir com carro comum.

Eu encontrei uma guia na internet que faz passeio na reserva prevendo um passeio de barco, uma parada em uma torre de observação, parada numa ruína, flutuação num rio e conhecer uma praia - $ 3.000 por pessoa. Contato: martinedufour@hotmail.com.

Mas, existem várias agências que fazem passeio, que dura de 6h a 9h. Todas as agências cobram alto, algo entre USD 125 a USD 155. Site de uma agência - aqui.


 

Infelizmente meu equipamento fotográfico foi roubado em Tulum e não tenho mais fotos pra mostrar.

 

Outros post sobre o México:

:: La Paz


Viagem Abril/Maio 2019

 

#tulum



170 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page