top of page
  • Foto do escritorSabrina Petermann

Santa Catalina, Panamá

Atualizado: 8 de fev.

Post dedicado a explicar como chegar, onde se hospedar em onde comer em Santa Catalina, além do que fazer por esse local incrível no Panamá.


Música


ENTENDENDO SANTA CATALINA


Santa Catalina é uma pequena vila de pescadores, na província de Veraguas, na Costa Oeste do país. Os dois principais motivos que podem fazer você ter interesse pelo local são: surf e mergulho no Parque Nacional Coiba.


Apesar de viver basicamente do turismo, o local ainda é bem simples, com pouca infraestrutura e por isso acaba atraindo poucos visitantes, o que na minha opinião deixa o local ainda mais especial.

Rua principal de Santa Catalina

Mas, não fique preocupado, você encontrará o básico: algumas pousadas, restaurantes, dois pequenos mercados, uma farmácia, caixa eletrônico e agências de turismo oferecendo os passeios. Você conhece a Guarda do Embaú, aqui em Santa Catarina? Posso te dizer que o vilarejo me lembrou muito a praia catarinense.


A internet lá não pega muito bem; tanto os dados móveis, quanto o wi-fi dos hotéis e restaurantes. A energia elétrica também é instável, das três noites que dormimos por lá, em duas a energia acabou e não voltou até o outro dia pela manhã.


Dicas

CALOR - se pudesse definir Santa Catalina com apenas um adjetivo seria "quente", e olha que sou 'friorenta'. Minha sugestão é você reservar um hotel com ar-condicionado e de preferência próximo do mar para ter uma brisa que ajude a refrescar. O calor é realmente opressor entre o horário das 12h e 16h.



COMO CHEGAR EM SANTA CATALINA


De carro


Com certeza a melhor forma de chegar em Santa Catalina é de carro. Desde a Cidade do Panamá são 365 km, e mais de seis horas de viagem. A estrada é boa, e fica um pouco mais esburacada (nada horrível) na última hora de viagem. Todos os turistas com quem conversamos por lá nos relataram terem ido de carro, pela falta de aeroporto e dificuldade de ir de ônibus.


De ônibus


Nós chegamos a pesquisar como ir de ônibus, e não é nada fácil, pois não existe ônibus direto saindo da Cidade do Panamá. Você terá que fazer troca de ônibus em um local que nem rodoviária é. Abaixo descrição que eu encontrei em alguns blogs na internet, mas que não confirmei, pois optamos por ir de carro:

. No Terminal Albrook, em Panamá City, pegar um ônibus para Soná- aprox. 6h, US$ 10.

. Em Soná é possível pegar um ônibus para Santa Catalina - aprox. 1,5h, US$ 5.

E se você tiver vindo de Bocas del Toro (como foi o nosso caso) o número de paradas aumenta muito, o que torna a viagem completamente imprevisível.



ONDE SE HOSPEDAR EM SANTA CATALINA


Se você não estiver de carro, escolha sua hospedagem pensando na sua prioridade, pois não vimos nenhum transporte coletivo. Sugestão:

. Surfar - Playa El Estero

. Mergulhar - Praia Santa Catalina, onde ficam as agências


Se seu orçamento permitir, escolha uma hospedagem a beira-mar, pois a brisa irá ajudar a refrescar do calor que faz por lá, sem contar que você poderá ter uma vista linda para o pôr-do-sol.


Nós nos hospedamos no Bodhi Hostels, em uma das suas cabanas 'Instagramáveis'. Na verdade, pela internet o local é bem mais charmoso. As cabanas são pequenas e muito quentes, pois o ventilador de teto não dá conta de circular o ar pelo ambiente. O chuveiro não tem água quente, mas confesso que isso não fez falta. O café da manhã é super simples: café, chá, fruta e o prato do dia - em dois dias foram servidas panquecas americanas com calda e, num outro dia, rabanadas. A área externa, entre as cabanas estava bem descuidada.

Santa Catalina - onde se hospedar


O QUE FAZER EM SANTA CATALINA


Playa El Estero


Ideal para surfistas iniciantes ou para quem quer aprender a surfar, com ondas de pequenas a médias. É bem extensa e tem algumas acomodações ao longo dela.


Para chegar até a praia é necessário atravessar um pequeno rio que pode sofrer alteração de profundidade dependendo da maré. Quando fomos a Playa El Estero o rio estava raso, não chegando na altura da cintura.

Santa Catalina

A areia da praia é bem escura e a temperatura do mar é ótima para se refrescar do calor intenso que faz em Santa Catalina.



Playa Santa Catalina


É a praia principal, mas não a mais bonita, do povoado. Fica no final da rua principal, e nela você encontrará a maior infraestrutura - com alguns restaurantes e agências de passeio. Aqui vale um alerta: em todo Panamá não encontramos bares e restaurantes pé-na-areia. Então, se você quiser comer ou beber alguma coisa, precisa passar em algum mercado antes de chegar na praia.

A praia tem vários barcos ancorados, sejam barcos de passeio ou de pescadores. É o que eu chamo de "praia de pescador" e por isso não é muito boa para tomar banho, pois em alguns pontos tem restos de peixes.


O pôr do sol mais bonito que vimos foi desta praia, então não deixe de conferir. No canto esquerdo da praia tem um morrinho para subir e lá de cima o visual é ainda mais bonito.

Santa Catalina - Pôr do sol

Ainda na parte direita, existe uma área de coral, onde dependendo do swell as ondas ficam ótimas para os surfistas avançados.



Punta Brava


Justificando o próprio nome, as ondas nesta praia são muito fortes, ainda maiores do que as ondas da Playa Santa Catalina. O acesso a ela também é um pouco mais complicado, porque fica mais distante da cidade.



Punta Roca


Praia ainda mais distante, a quase uma hora de caminhada, mas que também é possível ir de barco.



Isla Santa Catalina


Fica bem em frente à praia com o mesmo nome, a uma distância aproximada de 1,5 km. É possível chegar a ilha de barco, kayak ou stand up paddle. Nós alugamos um kaiak duplo e nos aventuramos até a ilha. Levamos uns quarenta minutos para chegar até a ilha, mas parando bastante. Dá pra fazer em menos tempo.



A ilha é bem pequena, tem água bem transparente e super calma. Ao longo da costa você pode encontrar alguns barcos antigos atolados nas areias.

Isla Santa Catalina

Ficamos por lá a manhã inteira, com a ilha toda só pra gente. A ilha tem algumas árvores que fornecem sombra.

Isla Santa Catalina

Mas o melhor de tudo é fica tomando banho mar. Eu levei um frisbee e nos divertimos muito.


Não deixe de reparar nos milhares de caranguejos eremitas que vivem na praia. São tantos que chegam a fazer barulho.


Dicas Pura Vida


. Aluguel de pranchas de surf: Hotel Oasis & Surf Camp


. Aluguel de kauak: Hostal Familiar Rolo





Isla Cebáco


Ilha próxima de Santa Catalina, em direção ao sul. A ilha possui 8.500 hectares, e algumas pessoas vivem por lá. Para chegar dá quase uma hora de basco.


Apesar de termos lido bastante sobre ela, não encontramos nenhuma agência que estivesse fazendo o passeio quando visitamos o vilarejo. Quando operado, o passeio passa ainda pelas Isla Restingue, para fazer snorkeling ou mergulho livre, e Playa Caleta.




Parque Nacional Coiba


Essa, sem dúvida, foi minha experiência preferida em Santa Catalina. Mas, o lugar é tão especial que merece um post apenas para falar dele. Confira!


 

Outros post sobre o Panamá:







Viagem Março 2023

 

Quer saber mais? Assista o vídeo com melhores momentos da nossa viagem:



 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page