top of page
  • Foto do escritorSabrina Petermann

Salvador - Barra

Atualizado: 11 de set. de 2020

Nossa primeira vez no Nordeste foi na Bahia. Apesar do foco da viagem ser a Chapada Diamantina e Morro de São Paulo, ir até a Bahia e não conhecer Salvador seria um sacrilégio. Então, programamos um dia e meio para conhecer a cidade.

Saindo do Aeroporto

Chegamos ao aeroporto perto do meio dia, e pegamos um táxi. As corridas saindo, ou chegando, do aeroporto de Salvador são realizadas com bandeira 2, independente do horário. Segundo o aplicativo Taximetro o custo da corrida seria de R$ 104,00, mas o Dany negociou com o taxista e fechamos a R$ 85,00. Sei que é caro, mas quando saímos do aeroporto prefiro usar táxi, pois sempre estamos com malas o que dificulta o uso de transporte coletivo. Além disto, o metro de Salvador ainda estava em obras, e a única opção seria ônibus.

No geral, achei os taxistas de Salvador muito simpáticos. Eles gostam de falar das qualidades turísticas da sua cidade e não medem esforço para dar informações. Gosto de conversar com os taxistas, para saber mais sobre a cultura do local.

Hotel

Ficamos no The Hotel, um hotel moderninho próximo da praia da Barra. A localização é boa, 7 minutos caminhando até a praia, 3 minutos do Shopping Barra e a 20 minutos de táxi do centro histórico. Como o hotel não é na orla, a região fica um pouco perigosa a noite, então evite ficar caminhando. Os quartos são novos, mas pequenos.

O maior problema pra mim foi que a janela do quarto não era externa, mas para um jardim de inverno. Achei o custo benefício excelente - R$ 155,00 a diária para o casal com café da manhã.

Importante: o hotel não faz reserva no balcão, então faça sua reserva pelo Booking.

:: THE HOTEL ::

Rua Belo Horizonte, 138 - Barra

@thehotelsalvador

Praia e arredores

Saindo de Floripa com 18° C, nossa maior vontade era ir a praia e tomar banho de mar. A praia da Barra é pequena, e apesar de ser um sábado não estava cheia. A água é limpa, e foi possível avistar uma barreira de coral ao fundo protegendo os banhistas na parte direita da praia. Na parte esquerda a barreira de coral desaparece e rola umas ondas, onde o Dany conseguiu se divertir pegando uns jacarés. O calçadão da praia foi recém revitalizado e é cheio de restaurantes, um ótimo local para uma caminhada no final de tarde.

Praia da Barra

No canto direito do calçadão fico o Forte de Santo Antônio, um lugar lindo para avistar o sol se pôr na Baia de Todos os Santos. Aproveite para conhecer o interior do Farol, são 81 degraus até chegar ao topo e o Museu Náutico da Bahia.

Forte de Santo Antônio

No final de tarde a região fica agitada, muitos turistas, rodas de capoeira, baianas vendendo acarajé, enfim, a atmosfera que eu estava esperando de Salvador.

:: Museu Náutico da Bahia ::

Largo do Farol da Barra, s/n – Forte de Santo Antônio da Barra

Futebol no estádio da Copa

Não sou fã de futebol, mas eu e o Dany gostamos de visitar estádios de futebol. Aproveitamos que o Avaí estava na cidade para jogar contra o Bahia, e resolvemos ir assistir a partida na Arena Fonte Nova. O estádio foi reformado para a Copa de 2014 e realmente ficou muito bonito, bem iluminado e funcional.

Apesar de todos os setores possuírem praça de alimentação, a do nosso setor não estava funcionando, então o esfomeado do Dany ter que comer sorvete de cajá, o único ambulante que passou pelo setor.

O que eu mais gostei foi da torcida organizada que tinha várias coreografias ensaiadas, parecia uma festa do Olodum. Se você estiver em Salvador num dia que não tiver jogos, pode fazer uma visita guiada (informações abaixo).

:: Arena Fonte Nova ::

Horário 9h às 16h / Duração: 1h15$ R$ 20,00

Agendar visita por e-mail tour@arenafontenova.com.br ou