top of page
  • Foto do escritorSabrina Petermann

Playa Akumal e Cenote Yal-Ku

Atualizado: 11 de set. de 2020

Se você gosta de fazer snorkel, não deixe de conhecer esses dois lugares, são incríveis. A chance de você ver tartarugas em Playa Akumal é bem grande e o Cenote Yal-Ku é um lugar lindo, daqueles que enchem os olhos de beleza.




E o melhor de tudo, as duas atrações são coladas uma na outra, menos de 3 quilômetros, dá pra fazer as duas num período ou se você tiver mais tempo, investir um dia inteiro por lá.



Playa Akumal


Quando estava pesquisando sobre o México li vários relatos sobre Akumal, e que a chance de ver tartarugas era grande. Eu adoro tartarugas, já tive várias experiências com tartarugas, como na Costa Rica onde eu e o Daniel presenciamos o nascer de centenas delas [umas das experiências mais incríveis da minha vida, juro!] e em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, onde nadamos num costão repleto de tartaruga e eu pude ajudar a tirar algumas de uma rede de pescador. Então, não podia perder a oportunidade de ver mais alguma.

Foto Google Street View (sem sargaço)

Mas, todas as informações que eu li sobre a praia eram um pouco confusas, tinha que pagar pra entrar na praia, teriam várias pessoas querendo oferecer tour por preços altos... estava com tanto receio, que chegando lá nem foi tão complicado assim. Vou contar como foi nossa experiência.


Chegamos cedo e bem em frente ao onde o GPS indicou como Playa Akumal estava o Akumal Dive Center, para acessar a praia você é obrigada a entrar por esse Centro de informações. Vai ter alguns guias querendo lhe oferecer passeios antes, mas dirija-se direto ao Centro, e pelo lado de fora os guias credenciados irão lhe oferecer dois tipos de ingresso: a entrada simples à praia ou o passeio guiado.


Existe algumas áreas no mar que são cercadas por boias e nesses locais apenas quem está com guia pode ir. Acredito que nessa área estão as principais áreas de alimentação das tartarugas e por isso eles cercam e deixam apenas para quem pagar pelo passeio guiado.


Eu e o Daniel optamos por fazer o passeio sem o guia. Se depois de um tempo não tivéssemos conseguido ver tartarugas, voltaríamos e pagaríamos a diferença do valor para fazer com o guia.


O Centro tem uma infraestrutura básica com banheiro e chuveiros além de aluguel de colete e snorkel se você precisar.


A praia tem alguns resorts pé na areia, e os hospedes tem acesso livre a praia. Mas, infelizmente essa foi a praia onde mais encontramos sargaço na areia, próximo do mar tinha quase um metro de sargaço e o cheiro não era nada agradável. A cor do mar também estava muito marrom por causa do sargaço que ainda estava no mar. Quase desanimei de entrar na água. Só a expectativa de ver tartarugas me deu coragem pra entrar.


Nadamos um pouco e logo achamos uma tartaruga enorme, a cabeça dela parecia ser do mesmo tamanho da minha. Ela estava comendo um capim no fundo da água e não se importou com a nossa presença. Ficamos vários minutos parados, olhando ela bem de perto.


Não sei se tivemos sorte, mas foi fácil ver tartarugas, pois acabamos vendo várias outras depois dessa primeira.


Eu aconselho muito você comprar um bom snorkel e máscara quando visitar o México. Em vários locais eles alugam o equipamento, e dependendo do passeio eles até te dão um snorkel simples. Mas, além de eu não achar higiênico, os equipamentos alugados não são de qualidade e nem sempre vão servir em você. O investimento vai se pagar no México.



Localização: Maps

Custo da entrada: $ 250 (pesos) por pessoa

Período com maior chance de ver tartaruga: maio a outubro

Não pode entrar na água usando protetor solar comum

Os passeios guiados duram: 1h

Tempo ideal pra ficar na praia: 2h




Cenote Yal-Ku


Esse cenote forma um rio de água cristalina que contorna um manguezal e desemboca no oceano. Existem duas entradas, mas a mais recomendada é a Yal Ku – Akumal Lagoon & Snorkel, pois sai ao lado de onde nasce o cenote. Nesta área a água é mais rasa e mais calma e você conseguirá ver muito peixinhos - muito em variedade e quantidade.


O local parece um aquário gigante, onde você nada com centenas de peixinhos. A medida que você vai chegando próximo do oceano a água fica um pouco mais agitada e começam a aparecer os malditos sargaços. Antes de chegar ao mar, terá uma boia impedindo a sua passagem.


Eu achei o lugar lindo, nas margens da água tem algumas pedras e vegetações que permitem que você curta um pouco o sol entre um banho e outro. Como o cenote é totalmente aberto a temperatura da água não é muito gelada.



Endereço: Maps - a uns 3km de Playa Akumal

Entrada: $ 250 / Guia (opcional) $ 550

Horário: 9h às 17h

Duração: de 1h a 2h de passeio


Fiz um vídeo pra mostrar uma tartaruga muito fofa que encontramos em Akumal e a variedade de peixes que vimos no Cenote Yal-Ku.



 

Infelizmente meu equipamento fotográfico foi roubado em Tulum e não tenho mais fotos pra mostrar de Playa Akumal e Cenote Yal-Ku

 

Viagem Abril/Maio 2019

 

#playaakumal

152 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page