top of page
  • Foto do escritorSabrina Petermann

Paracas, Peru

Apesar de pouco conhecida, a cidade de Paracas é um ótimo lugar para conhecer o litoral peruano.



Música



Paracas fica numa região desértica às margens do Oceano Pacífico. No oceano há uma grande biodiversidade devido a Corrente de Humboldt, que nasce nas águas geladas da Antártica e percorre a extensão do litoral oeste da América do Sul, trazendo consigo uma infinidade de peixes.

Playa Roja


COMO CHEGAR EM PARACAS


Paracas fica a 260 km de Lima, e a maior parte do trajeto é feito pela Panamericana, uma via ótima, que parece um tapete.


Boa parte dos viajantes chegam até a cidade ônibus, e dizem que é super tranquilo e cômodo. O trajeto levará aproximadamente 4 horas, e você pode ver os horários e preços em uma destas duas empresas: PeruBus e Cruz del Sur. Se você optar pela PeruBus, a estação é bem no Centrinho de Paracas. Se escolher a Cruz del Sur, a estação é um pouco mais afastadas, a cinco minutos a pé do Centro.


Por incompatibilidade dos horários, acabamos escolhemos alugar um carro. Optamos pela Inversiones Dionisio, que tinha ótimas avaliações no Google. Locamos um Etios Sedan, com apenas 1.200 km rodados por US$ 30 a diária, já incluso o seguro total.


Entre Lima e Paracas existem três pedágios, totalizando aproximadamente $ 30.


Importante:

. Existem pontos com radares fixos, então siga as orientações de velocidade.

. Na Panamericana, é obrigatório que os faróis do carro estejam ligados.


A cidade de Paracas é bem pequena, e você conseguirá se locomover a pé. Só precisará de um meio de transporte para conhecer a Reserva Nacional de Paracas.



INFRAESTRUTURA

A cidade é bem pequena e mal cuidada. Na região central, existem pequenas lojas e mercadinhos, mas tudo muito simples e nem sempre muito limpo.


As opções de hotéis são caras, se levarmos em consideração o pouco que oferecem.


Sempre falo que existem lugares pobres e lugares mal cuidados. Paracas está na categoria de mal cuidado - um pouco de carinho e atenção poderia melhorar muito o turismo na região.



ALIMENTAÇÃO


Pela proximidade com o mar, você encontrará muitos frutos do mar - peixes, mariscos e polvo. Em vários restaurantes existe churrasqueiras externas, e você pode escolher a proteína que quer comer e eles assam na hora.

 

O preço em relação à Lima e Cusco é bem mais altos. Por exemplo: um peixe grande assado na churrasqueira com frita custa de $ 50 a $ 70.




ATRAÇÕES


MALECON EL CHACO


Rua que fica à beira-mar da Playa Paracas. Neste calçadão, existem diversos restaurantes, desde opções bem caseiras até restaurantes mais "arrumadinhos".


Nas rua próximas ao Malecon você poderá encontrar algumas agências de turismo. É no Malecon que saem os barcos para as Islas Ballestas. Próximo do píer, tem um caixa eletrônico e logo após várias lojas no estilo camelô.



PLAYA PARACAS


Praia que fica no vilarejo, e por isso é movimentada. Na minha opinião, a praia não é muito convidativa, pois tem vários barcos atracados. É um ótimo ponto para ver o pôr do sol. Também existem dois parques aquáticos infláveis e pontos para aluguel de caiaques.



ILHAS BALLESTAS


Conjunto de pequenas ilhas, conhecidas por sua rica biodiversidade e frequentemente chamadas de "Galápagos do Peru". As ilhas são um refúgio para uma grande variedade de vida selvagem, incluindo leões-marinhos, pinguins de Humboldt, golfinhos e uma grande diversidade de aves marinhas, como pelicanos e gaivotas. No dia no nosso passeio, conseguimos ver os bichos, mas não foram muitos😔.




Outro ponto do passeio é o Candelabro de Paracas, um conhecido geoglifo pré-histórico, cuja origem e propósito ainda são desconhecidos.

ILHAS BALLESTAS

Para conhecer as ilhas é necessário fazer um passeio de barco. Os barcos saem diariamente do Malecon, entre 8h e 10h, e ao todo o passeio dura duas horas. Preço: $ 35 + taxa portuária $ 5


Os barcos são confortáveis, mas pode molhar um pouco, então é bom usar um casaco corta-vento. Pode ser interessante levar binóculos e lente de câmera.


Dicas Pura Vida

. Se possível, não faça o passeio às 8h; escolha um horário um pouco mais tarde, pois é comum ter uma neblina vinda do mar no começo da manhã.

. Sente-se do lado esquerdo do barco, pois você terá uma vista melhor das ilhas e do Candelabro.




RESERVA NACIONAL DE PARACAS


A reserva é uma península com várias praias e mirantes, além da paisagem desértica. Na minha opinião, a melhor atração de Paracas.


O passeio pela reserva pode ser feita de bicicleta, excursão de ônibus, buggy ou de carro. Os tours guiados podem ser contratados em Paracas.


Nós estávamos de carro, e foi ótimo, pois conseguimos fazer tudo de forma confortável e no nosso tempo - levamos entre 5h e 6h para conhecer toda a península, parando para o almoço e aproveitando a praia.


Por ser um deserto, tínhamos receio que a estrada tivesse muita areia e que o carro pudesse atolar. Mas foi super tranquilo, boa parte de estrada é asfaltada ou de terra bem batida.

Paracas

Para entrar na reserva, é necessário pagar ingresso ($ 22), que pode ser comprado na cidade ou na entrada do parque. Importante: guarde o seu ticket até o final do passeio, pois você irá precisar dele para entrar na Playa la Mina.


MUSEO DE SITIO JULIO C. TELLO - O museu leva o nome do Dr. Julio C. Tello, o “Pai da Arqueologia Peruana”, contem uma coleção de artefatos da cultura Paracas (cerâmica, peças têxteis, múmias e artefatos de ossos).

Horário: terça a domingo - 9h às 17h

Valor $ 7,50


MIRADOR ISTMO - bonita vista da região desértica.


MIRADOR ISTMO II - um pouco mais alto, tem uma vista bonita para a Playa Roja.

MIRADOR ISTMO II

PLAYA ROJA - a areia tem uma cor marrom avermelhado, resultante da erosão de uma rocha que contém magma solidificado, chamada granodiorito rosa. Essa praia é apenas de contemplação, não encontramos um ponto para descer pra praia.

Playa Roja

PLAYA LAGUNILA DE LAS ALGAS - uma pequena praia que conta com restaurantes e banheiro público. É o único ponto de alimentação na reserva, então programe-se para estar nesta praia perto da hora do almoço. Ao lado tem um bonito mirador.



PLAYA EL RASPON - após uma grande escada para chegar ao mar, o visitante chegará a uma praia com águas claras e mar super calmo.

PLAYA EL RASPON

PLAYA LA MINA - águas bem clarinhas e calmas. Muito frequentada pelos locais para passar o dia durante os finais de semana. Na minha opinião, a praia mais bonita da penísula.

PLAYA LA MINA

MIRADOR CATEDRAL - um mirante onde é possível ver uma formação rochosa no mar que, com muita imaginação, parece uma catedral.

MIRADOR CATEDRAL

PLAYA SUPAY - praia de mar aberto. Por ter uma grande falésia, é usada para voo de parapente.

PLAYA SUPAY

 

Outros post sobre o Peru:



:: Lima

:: Oásis Huacachina

:: Cusco

:: Machu Picchu

 

Viagem Maio 2024

 

#ilhasballestas




20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page