Nós usamos a cidade e Palmeiras como base para visitar o Morro do Pai Inácio, cartão postal da Chapada Diamantina e várias cachoeiras próximas do Vale do Capão.
PALMEIRAS
O centrinho da cidade de Palmeiras é um daqueles que se você piscar, pode perder a passagem. Por lá encontramos a tradicional pracinha com casa antigas ao redor.
MORRO DO PAI INÁCIO
Com 1.120m de altura, é lindo tanto para quem observa de baixo quanto a vista lá de cima.
O acesso se dá por uma trilha curta, porém íngreme, até o seu topo você deve levar uns 30 minutos. E lá de cima é possível avistar o Morro do Camelo, o Vale do Capão e o Morrão.
Lá e, cima o terreno é bem irregular, com muitas pedras.
Ver o pôr-do-sol do topo do morro é um espetáculo imperdível.
Então a dica é chegar entre 16h30 e 16h50, subir o morro com calma e esperar o sol de despedir. É importante chegar antes das 17h que é o horário que fecha a "bilheteria" do parque.
Pra quem tem medo de altura, o lugar não é muito indicado, pois não tem nenhuma proteção nos penhascos.
Sugestão: leve um casaquinho, como o local é alto, existe grande chance de estar ventando, e com a saída do sol a temperatura acaba sempre baixando um pouquinho.
CACHOEIRA DO RIACHINHO
Localizada na estrada que liga Palmeiras ao o Vale do Capão, esta bela cachoeira tem 12 metros de altura e poço que oferece um banho revigorante.
E a vista da parte superior é muito bonita.
CACHOEIRA CONCEIÇÃO DOS GATOS
A Cachoeira Conceição dos Gatos fica numa propriedade particular a cerca de 10km do Vale do Capão. A caminhada até a cachoeira dura menos de 15 minutos e é praticamente toda plana, bem fácil de acessar.
O rio forma várias quedas, uma mais calminhas onde escorre apenas um filete de água e
outras onde toda a água se junta e uma grande cachoeira é formada.
Na saída, ao lado da entrada da Cachoeira, tem um pequeno restaurante que vende pastéis fritos na hora. Não deixe de experimentar o pastel de jaca - uma delícia!
VALE DO CAPÃO
Um vilarejo bem alternativo na Chapada Diamantina. Visitamos num domingo pela manhã, e foi difícil encontrar uma pessoa andando pela rua. Só quando voltamos da Cachoeira das Rodas é que conseguimos encontrar algumas pessoas, com uma vibe bem hippie e esotérica.
O vilarejo é base para vários passeios, entre elas a trilha pesada para a Cachoeira da Fumaça, que acabamos não fazendo porque estava sem água na época.
CACHOEIRA DAS RODAS
A Cachoeira de Rodas é uma sequência de quedas d´água com piscinas naturais.
As cores dos paredões de rocha são incríveis.
Ela tem esse nome pois a correnteza das águas esculpiu poços circulares das rochas.
Ficou curioso pra saber os detalhes, é só acompanhar os próximos post aqui no blog ;)
:: Iraquara
:: Ibicoara
:: Mucugê
:: Lençóis
:: Andaraí
Viagem Maio 2016
Comments