Um dos passeios que tínhamos programado pra fazer em Morro de São Paulo era o Tour Volta às Ilhas. Você poderá encontrar várias agências que fazem este passeio, todas com preços muito parecidos e com serviços semelhantes.
Geral
Ponto de encontro - 3ª Praia
Horário: 10h
Aqui preciso expor meu descontentamento com o serviço prestado. As agências não marcam os passeios em função da tábua das marés, eles sempre começam às 10h - então no dia do nosso passeio não conseguimos apreciar as piscinas naturais, pois a maré estava alta.
:(
Depois, na hora marcada para iniciar o passeio os guias ficam tentando achar mais turistas pra encher o barco o que ocasionou um atraso de mais de 30 minutos. Uma falta de respeito total com os turistas. Meu pai esteve em Morro de São Paulo uns 6 meses antes e também teve uma experiência semelhante. Ou seja, meu caso não foi exceção.
Piscina Natural de Moreré
Enfim, depois de atraso, saímos de barco em direção a primeira parada - as piscinas Naturais de Moreré. Como falei acima chegamos lá e a maré estava super alta e não conseguimos ver nada, nenhum peixinho. Pra que você entenda a piscina natural é uma região dentro do mar onde na maré baixa é possível ficar em pé e ver muitos peixinhos.
Na na Piscina de Moreré tem um pequeno bar, onde você pode comprar bebidas e alguns petiscos, além de ração para dar aos peixinhos.
Praia de Cuieira
A próxima parada foi na Praia de Cuieira, na ilha de Boipeba. Neste momento você pode escolher ir de barco até a próxima parada (Boca da Barra) ou descer nesta linda praia e fazer o trajeto a pé por dentro da ilha de Boipeba - nós escolhemos fazer o trajeto a pé pra conhecer ainda mais a região.
A Praia de Cuieira é linda, repleta de coqueiros.
Nela também fica um famoso restaurante o Guido`s Lagosta que vende ... lagosta. Optamos por almoçar na Boca da Barra pois os preços do Guido`s estavam fora do nosso orçamento.
Ao todo você ficará 2h30 na ilha, e assim que você descer na Praia de Cuieira será recebido por um guia que irá ajuda-lo a chegar até a Boca da Barra - local onde o barco estará te esperando para o restante do passeio. Este guia será pago a parte, mas o valor é baixo e valerá muito a pena pela interação com um nativo.
Velha Boipeba
A caminhada entre os dois pontos é longa, mas o terreno é plano, o que dificulta mesmo é o calor - fomos em Maio e estava muuuito quente, não esqueça de levar bastante água. No caminho você irá passar por uma área com muitos coqueiros de dendê, e seu guia provavelmente irá lhe mostrar esta frutinha tão diferente, principalmente pra quem é do sul.
Depois você passará pela Velha Boipeba, uma pequena vila onde muitos dos moradores vivem e poderá conhecer o Museu dos ossos - uma pequena casa com ossos de pequenos animais e peixes. Conheça mais em: www.facebook.com/MuseuDosOssosBoipeba/
Ao viajar, conhecer a cultura de outros pessoas é uma das coisas que mais gosto, e quando viajo pelo Brasil, sem a barreira da língua, isto fica ainda mais forte. Como o nosso país é grande, como somos diferentes, como precisamos nos unir. Nosso guia, um rapaz de aproximadamente 20 anos nunca tinha saído da ilha, nem mesmo para visitar Morro de São Paulo. E quando notei que não existiam carros e motos na Velha Boipeba ele me contou que realmente não era permitido, pra garantir a segurança das crianças e tranquilidade do local. E quando eu perguntei como eles controlavam isso ele me respondeu: "A poliça somos nós", ou seja, ninguém precisa controlar, eles estavam engajados no melhor pra comunidade deles.
Boca da Barra
Continuando a caminhada passamos pelo centro de Boipeba e finalmente chegamos na Boca da Barra, onde escolhemos um dos restaurantes pra almoçar.
Canasvieira
Depois do almoço encontramos nosso barco e continuamos o passeio pelo Rio do Inferno, através de manguezais.
A próxima parada é em Canasvieira num bar flutuante onde você poderá comer ostras de cultivo local.
Como estava muito quente aproveitamos para tomar um banho de rio.
A última parada foi no município de Tinharé, a segunda cidade mais antiga do Brasil. Nesta parada você encontrará muitos casarios antigos e poderá conhecer o interior do mosteiro Santo Antônio Casamenteiro.
O retorno para Morro de São Paulo foi próximo das 17h, e ainda conseguimos ver um lindo pôr do sol.
Tirando o problema com o horário e as Piscinas Naturais o passeio é lindo e me mostrou um pouco mais sobre a história e cultura desta região. Foram Momentos Pura Vida
Post relacionados:
:: Salvador - Barra
:: Salvador - Pelourinho, Mercado Modelo e Elevador Lacerda
:: Morro de São Paulo - Entendo lugar
:: Morro de São Paulo - Hotel
:: Morro de São Paulo - Praias
:: Morro de São Paulo - Tirolesa
:: Morro de São Paulo - Tour 4x4
:: Morro de São Paulo - Gamboa
Viagem Maio/2016
Comentários