top of page
  • Foto do escritorSabrina Petermann

Kruger National Park - Nossa experiência fazendo Safari

Atualizado: 26 de ago. de 2023

Roteiro e detalhes da nossa experiência fazendo safari neste parque onde você conseguirá ver os Big Five. Dias pra guardar na caixinha das melhores memórias da vida.

QUANTOS DIAS FICAR NO KRUGER

Pergunta muito difícil, vai depender da sua sua vontade de ver animais, e de quanto você aguenta ficar sentado (você vai passar o dia inteiro dentro de um carro - seja o seu ou o caminhão dos Camps).

Nós ficamos 4 dias completos / 3 noites, e acho que este é o mínimo que você deve ficar, afinal, não dá pra ir até a África do Sul e fazer menos safári.

Se você puder ficar 5 dias, vai poder fazer tudo com mais calma... poderá fazer um safári de cada tipo e ainda aproveitar o Rest Camp que estiver hospedado.

A partir de 5 dias acredito que você vai começar a ficar entediado pois vai começa a ver os mesmos animais. Aliado a isso, a hospedagem não é barata e a viagem vai começar a ficar cara.

NOSSO ROTEIRO NO KRUGER

DIA 1

. Entramos pelo Phalaborwa Gate perto das 15h e fomos fazendo self-safári até o Rest Camp Mopani que fica a 75 km do portão.

. Mesmo sendo pertinho, chegamos em cima do horário de fechamento do portão, que era às 17h30, pois você só pode andar a 50km/h e vai parando a todo momento para ver os animais no caminho.

. Quando fizemos o check-in no hotel, fizemos a reserva para o Night Safari - 20h às 22h30.

. Dormimos no Rest Camp Mopani

DIA 2

. Acordamos cedo para fazer o Walk Safári, que começava às 5h30.

. Chegamos do passeio perto das 10h, colocamos nossas coisas no carro e começamos a fazer self-safári a caminho do Rest Camp Olifants, que fica a 81km.

. Chegamos do Camp às 16h, a tempo de fazer o Sunset Drive, sem nem mesmo tirar as malas do carro.

. Chegamos de volta depois das 19h, e fomos direto jantar no restaurante do Camp.

. Dormimos no Rest Camp Olifants

DIA 3

. Acordamos cedo para fazer o Sunrise Safári, que começava às 5h30.

. Chegamos do passeio perto das 9h, colocamos nossas coisas no carro e começamos a fazer safári a caminho do Rest Camp Skukuza, que fica a 147km.

. Neste trajeto só paramos no Rest Camp Satara pra almoçar.

. Chegamos no Skukuza faltando menos de um minuto pra eles fecharem o portão de acesso (culpa de um filhote de leão ultra fofo que não queria sair da frente do carro).

DIA 4

. Acordamos cedo, pra sair do Camp assim que eles abrissem o portão às 6h.

. Neste dia tínhamos que ir até Johannesburg, pois nosso voo saía no dia seguinte às 7h da manhã, mas não resistimos, ficando fazendo safári até às 14h30 quando saímos pelo portão Numbi Gate (e esta esticadinha valeu muito a pena).

Viu, foi bem corrido.

Dormimos pouco e ficamos praticamente o tempo todo fazendo safári, mas valeu muito.

HOSPEDAGEM - NOSSA EXPERIÊNCIA

Nosso objetivo dentro do Kruger era fazer safári, fazer safári e fazer safári, então aproveitamos muito pouco da infraestrutura dos Rest Camps - chegávamos perto do horário do fechamento do portão e no outro dia pela manhã saíamos assim que os portões se abriam.

Nossa experiência nos três Main Rest Camp que ficamos não foi como eu esperava. Você paga caro por quartos bem antigos, e malconservados - só dando o desconto que você está dentro do parque pra fazer valer a pena.

Quando você chega ao Camp deve procurar a recepção para fazer o check-in. Lá eles darão uma folha com o mapa e a relação das atividades disponíveis.

Outra informação é que nenhum dos Main Rest Camp tem café da manhã incluso na diária.

MOPANI CAMP

Localização: -23.52164, 31.39702

O nome do Rest Camp vem de uma planta bem presente na região (essa que aparece na foto aqui em baixo).

walking safari

O hotel foi o mais ao norte que nos hospedamos e encontramos muitos elefantes já no caminho para o Camp.

Ficamos num bangalô bem espaçoso, com um quarto de casal, um banheiro e uma cama com beliche. Do lado de fora tinha uma mini-cozinha bem equipada. Foi o melhor quarto que ficamos dentro do Kruger.

Neste Camp conseguimos fazer dois passeios: Night Safari e o Walk Morning - ou seja - ficamos apenas umas 7 horas dentro do Camp.

OLIFANTS CAMP

Localização: -24.99644, 31.59188.

O Camp fica numa região mais alta e antes de entrar no Camp você terá uma vista linda do vale abaixo, cortado por um rio.

Nosso quarto neste Camp era menor, apenas com o quarto e banheiro. No lado de fora do bangalô tinha uma geladeira - detalhe: tanto a geladeira quanto do quarto eram trancados com uma corrente e cadeados, para os macacos não abrirem.

Aqui fizemos o Sunset e Sunrise Drive e novamente não tivemos tempo pra aproveitar o Camp.

SKUKUZA CAMP

Localização: -25.11816, 31.91416

Maior de todos os campos, é bem completo, tem lojas, mercadinho, posto de gasolina. Como chegamos tarde e saímos cedo acabamos não aproveitando o Camp.

Achamos esta a pior das 3 acomodações que ficamos. O quarto era bem pequeno e o banheiro tinha um cheiro forte de esgoto.

PASSEIOS - NOSSAS EXPERIÊNCIAS

Quando pesquisava para a viagem eu li que o ideal era fazer a reserva dos passeios junto com a reserva da hospedagem. Como acabamos fazendo a reserva de última hora (um dia antes) e o site da Sands Park é extremamente confuso, acabamos deixando para fazer a reserva dos passeios assim que chegávamos nos Camps. E não tivemos problemas, conseguimos fazer todos os passeios que queríamos, mas é claro que estávamos na baixa temporada.

NIGHT DRIVE

Camp: Mopani

Horário: 20h às 22h

Custo: 240 Rands

Como funciona: Você entra no caminhão do safári, o guia entrega lanternas pra alguns turistas e nos orienta a procurar pontos amarelos na selva - olhos dos animais.

Nossa experiência: achamos o passeio bem comercial, pois tinha muitos turistas e poucas orientações do guia (bem diferente do que fizemos no Imfolozi National Park).

Conseguimos ver alguns animais ao longo do caminho, mas nada de especial. Em um determinado momento eu vi uma fileira de pontos amarelos ao fundo e perguntei pro guia se tinha uma pista de pouso avião por ali, e ele me respondeu que aquilo era uma manada de gnu. Tinha centenas de pontos amarelos.

Este foi o safári que menos gostamos de fazer principalmente pela temperatura - estava muito frio. Mesmo usando todos os casacos que tínhamos levado mais o cobertor do caminhão o vento era realmente muito frio.

Não me arrependo de ter feito, acho que ficaria aquela dúvida de "será que eu deveria ter feito?", mas realmente não teve nada de especial.

BUSH WALK (Morning Walk e Afternoon Walk)

Camp: Mopani

Horário: 5h30 - 9h30

Custo: 535 Rands

Como funciona: Após um trajeto de quase 30 minutos, o grupo acompanhado de 2 guias caminham pela savana.

Nossa experiência: tivemos a sorte de só termos nós dois no passeio, então foi super exclusivo. Saímos no escuro do Camp e os guias foram dirigindo por uns 30 minutos até chegarmos no ponto da caminhada bem na hora do nascer do sol.

No início os guias passam orientações de segurança, que eram basicamente não fazer barulhos altos e nunca correr. Nossos dois guias estavam armados e perguntei se eles já tinham usado a arma em algum momento e ambos disseram que nunca precisaram usar - ufa!

Durante o passeio os guias vão explicando as particularidades da vegetação da região, nos mostrando pegadas de animais e nos contando um pouquinho dos hábitos dos animais que vivem do Kruger.

"Aqui é uma poça de acasalamento de hipopótamos, onde eles vem para se cobrir de lama e dizer que estão no cio."

"Esse cocô é de um elefante velho, com problemas nos dentes, pois as folhas estão pouco trituradas."

"Búfalos andam em manada e só se afastam quando ficam velhos e acham que já estão prejudicando o grupo. E é nesse momento que eles ficam mais agressivos, pois não tem a manada para ajuda-los."

Tínhamos que estar alertas o tempo inteiro, escutando os sons, vendo as pegadas dos animais. Uma aventura muito interessante. Estávamos no meio da caminhada quando avistamos muito perto, coisa de 20 metros um búfalo - sozinho (aquele que os guias tinham alertado que eram mais perigosos). O guia olhou pra gente com a cara assustada e pediu pra nos afastamos o mais rápido possível do animal, sem correr ou fazer barulho - acho que que foi numa situação como essa que foi inventado a marcha atlética - hehehe. Fomos tentando nos afastar, mas o búfalo ficou nos seguindo a distância por uns 10 minutos - aflição total da nossa parte.

Depois de nos afastarmos paramos para fazer um lanchinho, que fazia parte do pacote do passeio: salgadinho e suco de caixinha.

O único animal grande que vimos foi esse búfalo, mas mesmo assim eu simplesmente adorei toda a experiência.

Detalhe: a roupa e principalmente o calçado ficaram imundos. Minha bota ficou cheia de bosta de algum animal não identificado. O Daniel tinha levado apenas um tênis e foi obrigado a lavar e andar com ele molhado o restante do dia.

SUNSET DRIVE

Camp: Olifants

Horário: 16h30 - 19h30

Custo: 300 Rands

Como funciona: No horário marcado você entra no caminhão do safári e vai aproveitando a paisagem e os animais que o guia vai mostrando.

Nossa experiência: apesar de bem turístico, os guias fazem os passeios várias vezes por dia e sabem onde encontrar os animais que você não encontraria sem eles, como este Mongoose da foto aí de baixo:

SUNRISE DRIVE

Camp: Olifants

Horário: 5h30 - 9h00

Custo: 300 Rands

Como funciona: É bem parecido com o Sunset Drive onde você entra no caminhão do safári e vai aproveitando a paisagem e os animais que o guia vai mostrando.

Nossa experiência: vimos várias animais, mas o que mais gostamos foi uma leopardo fêmea com um filhote de poucas semanas. O lugar era super escondido, só conseguimos avistar o animal pois o guia já sabia que a leopardo estava lá cuidando do seu pequeno filhotinho. Ela não gostou nenhum pouco da nossa presença.

SELF-SAFÁRI

Camp: Por todo o Kruger

Horário: 6h às 17h30 - ou seja, durante todo o período que você puder circular pelo Kuger

Custo: 0 Rands

Como funciona: Você pega o seu carro e um mapa e vai passeando pelo parque, no seu tempo, parando quantas vezes você quiser e por quanto tempo quiser.

Nossa experiência: gostamos bastante de fazer self-safári, podíamos parar em cada ponto permitido para apreciar a vista, ficar olhando os animais pelo tempo que achássemos interessante e no caso do Daniel - usar a roupa que quisesse.

Uma dica importante é sempre que tiver um aglomerado de carros pode contar que tem um animal interessante por perto. Então fique por perto, acompanhe os olhares e voa-la, dá de cara com um leão ou um guepardo que acabou de abater uma presa.

Avistamos este filhote de leão cruzando a estrada durante um self-safari. Foi tão incrível que ficamos muito tempo observando-o e quase perdemos o horário de entrada do Camp.

No nosso último dia fomos presenteamos com uma experiência incrível, vimos um guepardo que tinha acabado de abater um antílope e descansando antes de saboreá-lo.

Guepardo com um antílope abatido ao fundo

Se estávamos perto da cena acima? Dá uma olhada na foto abaixo:

Eu no espelho retrovisor, o guepardo e o antílope abatido ao fundo

INCRÍVEL!

INCRÍVEL!!

INCRÍVEL!!!

Ainda posso usar esta palavra ou já usei toda a minha cota pra descrever esta viagem?