top of page
  • Foto do escritorSabrina Petermann

Isla Espíritu Santo

Atualizado: 11 de set. de 2020

Um lugar mágico, que me surpreendeu a todo momento.



A Isla Espíritu Santo fica no Golfo da Califórnia, a uma curta viagem de barco de La Paz e possui uma área de 80.763 quilômetros quadrados. Por fazer parte da Área de Proteção de Flora e Fauna das Ilhas do Golfo da Califórnia não é permitido que pessoas morem por lá.


Nos recifes ao redor da ilha é possível encontrar uma grande variedade de animais marinhos entre eles tubarões, arraias, tartarugas, golfinhos, leões marinhos e até baleias. Além destes, na ilha existe grande variedade de aves e alguns pequenos roedores.

Fonto do site: golapaz.com

Quando eu estava pesquisando sobre a viagem vi um vídeo do canal Viajefest e fiquei encantada com a possibilidade de animais que poderíamos ver por lá. O casal Rosy e Ehe viajam muito pelo México e mostram as belezas naturais do seu país [vale muito a pena assistir os outros vídeos também]. No vídeo abaixo eles dão dicas sobre a Isla Espíritu Santo e em qual época do ano você encontrará cada um dos animais.


Para chegar até a ilha você vai precisar contratar um passeio de barco, que não é nada barato, mas que valeu cada centavo (e olha que eram centavos de dólar!). Todo a experiência foi incrível, tanto que o passeio entrou na minha lista de Top 10 de passeios mais incríveis da vida.


O passeio começava cedo e o ponto de encontro era a Marina de La Paz, onde partimos num grupo de 5 pessoas além do guia e do capitão do barco.


As visitas à ilha são controladas, principalmente o número de pessoas que podem nadar com os tubarões baleias. O controle rigoroso é valido para a preservação desse lugar especial.



Tubarão baleia


Assim que entramos no barco, o guia nos explicou as regrinhas para o nado com tubarões:

. Só pode entrar na água os turistas de um barco por vez;

. Os turistas tem permissão para ficar 20 minutos dentro da água;

. Em hipótese alguma é permitido tocar nos tubarões. Se algum turista tocar, todos os outros do mesmo grupo serão retirados da água;

. Não ficar na frente do tubarão ou na direção que ele está nadando;

. Ao entrar na água, metade do grupo deve ficar de um lado e os outros devem nadar para o outro lado. E prepare-se, pois tem correnteza no local;

. Todos devem aproveitar essa experiência única!


Chegando na área onde circulam os tubarões, todos os turistas precisam mostrar para um fiscal as suas pulseiras. E tivemos sorte, pois quando chegamos na área, já tinha um tubarão por lá. Pensa na felicidade! Fazer passeio na natureza, no habitat natural dos animais nem sempre é garantia de que você vai conseguir vê-los. Mas, quando consegue a experiência é ainda mais especial.


Esperamos na 'fila' pra chegar a nossa vez e a medida que o tempo foi se aproximando o capitão do barco foi se posicionando na frente do tubarão, e ao sinal do guia pulamos todos na água. E logo vimos o grandalhão.


O tubarão-baleia é o maior peixe existente e se alimenta por filtração, comendo basicamente plâncton, então não são uma ameaça aos serem humanos. O tamanho médio dos animais adultos é estimado em 9,7 m e 9 toneladas de peso. Mas, os seus olhos pequenos e suas pintinha brancas fazem dele ficar muito fofo, parecendo um desenho animado.


E nós tivemos muita sorte, pois 'nosso' tubarão estava com bastante preguiça e nadava lentamente, o que nos permitiu ficar ao lado dele a todo momento. Além disso, ele não estava muito fundo sua barbatana quase tocava a superfície da água, então ele estava a poucos metros da gente. Conseguimos ver todos os detalhes, as pintinhas, os olhos desproporcionais para o tamanho do corpo, a enorme cauda.

Compare o meu tamanho ao lado desse bichão

Quando nosso tempo acabou foi bem triste ter que sair da água. Retornarmos ao barco maravilhados o capitão nos falou que como tinham poucos barcos na espera poderíamos entrar na fila novamente para fazer um segundo mergulho. E foi tão especial quanto o primeiro.


Só esse mergulho já teria valido o passeio, mas tivemos outras experiências.



Golfinhos e tartarugas


Nosso próximo ponto de parada seria o local do leões marinhos, mas quando estávamos no caminho encontramos uma família de golfinhos que ficou acompanhando o nosso barco durante alguns momentos.


Seguindo o caminho, o guia falou que estávamos na área das tartarugas, pois existe um 'gramado' submerso que é a comida favorita delas. E como se fosse coreografado, uma enorme tartaruga subiu pra respirar bem em frente ao barco.



Leões Marinhos


Quem acompanha o blog já leu que nadei com leões marinhos em Cabo Pulmo. Mas, aqui a experiência foi totalmente diferente!


Pra começar, a colônia de leões marinhos era muito maior e a água estava mais transparente. Mas, o passeio já ficou especial antes mesmo de pularmos na água, pois o guia nos contou que estas focas gostam de interagir com humanos. Não deveríamos correr atras delas, mas se elas chegassem próximas da gente poderíamos tocar nelas. Só era recomendado deixar a mão fechada.


Pulamos na água e o cenário era lindo, um paredão de rocha que entra mar a dentro. Abaixo da água muito peixinhos multi coloridos e é claro muitos leões marinhos. De todos os tamanhos, desde bebês até uns machos gigantes que sempre ficavam mais afastados dos turistas.


Eu fazendo carinho num leão marinho <3

E não demorou muito pra alguns leões curiosos chegarem perto, dando rasantes em frente às nossas máscaras de mergulho. Com muito medo, eu tentei fazer carinho neles, e alguns realmente ficavam parados para receber. O pelo deles parece muito com um cachorro dachshund, e eles tem uma camada bem grande de gordura.


Ficamos uns 30 minutos interagindo com elas e observando o dia-a-dia deles. Depois deste período o guia nos convidou para nadar por um arco de pedra observando o recife de coral que tinha lá embaixo.


Fomos nadando em fila indiana e de repente a danada de uma foca passou raspando por mim, deu a volta, esbarrou na minha máscara de mergulho e deu uma mordida no meu braço. Pensa no meu susto! Ela realmente queria brincar, pois a mordida foi bem de leve, e como eu estava com roupa de borracha, nem chegou a arranhar. Disparei a nadar para longe, só que o Daniel vinha logo atras de mim e a foca se agarrou na perna dele.


Passado o susto, a experiência foi incrível, pois a foca estava tão dentro do habitat dela, que imaginou que éramos amigos dela, e por isso veio brincar conosco. Quem aí pode dizer que já foi mordido ou encochado por uma foca?



Praia com almoço


Depois de todas essas experiências incríveis, estávamos morrendo de fome e o guia nos levou para uma praia deserta, montou vários guarda-sóis e nos serviu tortilhas com ceviche, além de refri e cerveja a vontade. Pensa num almoço delicioso num cenário paradisíaco.


A água da praia era super transparente, e após o almoço aproveitamos para curtir uma "siesta".


Hora de voltar para La Paz, onde chegamos no meio da tarde. Agende para fazer este único passeio no dia, pois você estará super cansado quando retornar para La Paz.


Assista o vídeo abaixo e veja mais cenas do nosso incrível passeio:



 

Outros post sobre o México:

:: La Paz


Viagem: Abril e Maio/2019

 

#lapaz

#momentospuravida

186 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Post: Blog2_Post
bottom of page