top of page
  • Foto do escritorSabrina Petermann

Isla Cozumel

Atualizado: 11 de set. de 2020

Isla Cozumel é sem dúvida linda, e considerada um dos melhores lugares do mundo pra fazer mergulho de cilindro e snorkeling - a água do mar é muuuuito transparente. Nós reservamos o dia inteiro pra conhecer Isla Cozumel, e só conseguimos ver um pedaço dela.

COMO CHEGAR

Isla Cozumel fica a uns 20 km da de Playa del Carmen, e para chegar até lá você vai precisar pegar uma balsa, assim como em Isla Mujeres. Os barcos partem de um terminal de ferry localizado no centrinho de Playa del Carmen (continuação da Quinta Avenida).

Se o seu hotel for longe do terminal, ou você estiver vindo de alguma outra cidade, fica aqui a sugestão de alguns estacionamentos. Nós acabamos não usando, pois conseguimos ir a pé do apartamento que estávamos até o terminal.

Diferente de Isla Mujeres, aqui tem mais de uma empresa que faz o trajeto:

. Ultramar

. Mexico Waterjets

. Barcos Caribe.

A Ultramar é a que tem mais horários, mas a sugestão é comprar a passagem por trecho. Assim, na volta você não fica amarrado ao horário de uma determinada empresa. Pode comprar o ticket na empresa quando voltar ao terminal, para o horário mais próximo.

Ultramar

Horários: 7h às 22h, a cada hora

Preço $ 390 pesos (ida e volta)

Site: ultramarferry.com/en

O trajeto leva de 40 a 50 minunutos

O barco é bem grande, e bastante confortável, com cadeiras na parte externa e interna (com ar-condicionado). Também conta com banheiro e uma pequena cafeteria.

Existe ainda uma opção de balsa que leva o seu carro, a Transcaribe. Esta balsa sai de Punta Venado, a 15km de Playa del Carmen, mas achamos que não valia a pena, pois ficaríamos apenas um dia.

Preço: $ 500 pesos por trajeto

É necessário chegar 1h30 antes do embarque (ida e volta).

ATRAÇÕES

A ilha é bem grande, a volta ao redor da ilha dá aproximadamente uns 70km, então o ideal é ter um carro para circular. Sugestão de locadora: Rentadora Isis Cozumel

Horário: 08h às 18h30

Preço USD 45

Localização: Maps

A costa oeste e sul têm mais atrações e pessoas. A costa leste é mais deserta, com praias de mar mais agitado e sargaço.

Mergulho nos corais e El Cielo

Reservamos no dia anterior um passeio de mergulho para conhecer o incrível El Cielo e a segunda maior barreira de coral do mundo. A agência era próximo do Parque Benito Juarez, então aproveitamos para tirar foto no letreiro com o nome da ilha.

A praça tem várias lojas e outros comércios ao redor dela.

Dali a agência nos levou de carro até uma marina onde pegamos nosso barco em direção ao nosso primeiro ponto de mergulho: El Cielo,

El Cielo é uma bancada de areia perto da costa, onde existe uma grande concentração de estrelas-do-mar = um céu formado no fundo do mar com muitas estrela. Elas são linda, mas você não deve tocar nelas e muito menos tirá-las da água, afinal elas estão vivas e precisam ficar dentro da água para sobreviver.

Bem próximo dali fica uma outra bancada de areia, ainda mais rasa [em vários lugares a água mal chegava na cintura].

E nessa área encontramos várias arraias. Algumas até bem grandes e nos deixaram chegar bem perto para observá-las.

A próxima parada foi para conhecer a barreia de coral, o lugar é bonito, mas achei que a barreira de coral que mergulhamos em Providencia, na Colômbia, muito mais colorido e bonito. Pelo que eu li, o coral daqui é o mesmo que chega lá em Providencia, então na verdade vimos a mesma barreira de coral de dois pontos diferentes.

Eu um determinado local existe um desnível enorme no fundo do mar, formando um degrau e você nem consegue ver o fundo desse lugar mais profundo.

Fiz um vídeo para mostrar como foi a nossa experiência em Isla Cozumel.

Passeio de bike

Quando retornamos do mergulho, optamos por alugar duas bikes para conhecer a ilha. No ritmo da pedalada você consegue apreciar melhor a paisagem do que estando de carro, e consegue ver mais coisas do que se estivesse a pé.

Alugamos as bike da Best bike Cozumel e recomendamos muito o serviço deles. As bicicletas estavam em ótimo estado, e eles foram muito simpáticos conosco.

Endereço: Calle 10 Nte 14, Centro

Horário: 9h às 18h

O passeio foi ótimo, fomos conhecendo os lugares conforme nosso tempo e capacidade das nossas pernas. No caminho paramos no The Money Bar para comer.

The Money Bar

The Money Bar é um beach club com entrada gratuita e não há cobrança de consumação mínima para permanecer no local. O estacionamento do local é público e há várias vagas disponíveis. Bom lugar para almoçar de frente para o mar. No mar em frente ao restaurante é possível fazer snorkeling.

Comemos, relaxamos e é claro tomamos banho de mar e o Daniel fez mais um pouco de snorkeling. Chegamos lá na troca de turno entre o almoço e o jantar e deu pra ver a diferença, no começo era bem descontraído e depois da mudança a música ao vivo começou e vária pessoas super arrumadas começaram a chegar.

Endereço: Zona Hotelera Sur, Km. 6.5

Centro

A região central de Cozumel é bem maior que Isla Mujeres e conta com muito comércio. Assim que voltamos do passeio de bike, caminhamos pelo centro até dar o horário do nosso barco e eu aproveitei para fazer umas comprinhas.

Infelizmente meu equipamento fotográfico foi roubado em Tulum e não tenho mais fotos pra mostrar de Isla Cozumel.

Com certeza precisaríamos de mais tempo pra conhecer toda Isla Cozumel, vou colocar por aqui as atrações que não conseguimos visitar:

Praia 1 - Praia pública bonita e com chão de areia. O problema é que é muito pequena.

Praia 2 - Praia boa pra fazer snorkeling. Tem pedra no começo, mas depois é areia. Tem bastante variedade de peixes. Tem um bom ponto de mergulho entre a Praia 1 e 2.

Playa Palancar - das praias com estrutura, esta talvez seja a mais bonita da ilha. Há um beach club aí que aluga cadeiras e vende bebidas, mas você não é obrigado a utilizá-lo.

Mergulho Sea trek - mergulho com escafandro. Tem uma empresa no centro da ilha, em frente ao restaurante Jeanie’s. Profundidade: 8m. Acabamos não nos interessante pois já fizemos esse tipo de mergulho em San Andrés.

Existem outros passeios como Submarino de vidro e mini submarino (tipo uma moto aquática). Site: cozumel-tours.com/snorkeling.htm

Punta Sur Eco Beach Park - diversos atrativos naturais, e boa infraestrutura. Junto ao parque tem boas praias para mergulho. Tem um farol, o Faro Celarain, construído em 1901, com uma ótima vista panorâmica. No caminho entre a entrada e o Farol tem uma fazenda de crocodilo, com um trapiche para observação. A praia nesta área da ilha é incrível, com uma faixa de areia branca contínua e uma água azul turquesa fantástica. Junto ao Farol tem um museu, uma lanchonete e uma lojinha, para chegar ao topo são 130 degraus. Entrada: US$ 14

Playa Chunchacab e Papito’s Beach Club - em frente fica uma parte da carreira de coral - a 300m da orla.

Parque Nacional Subaquático de Chankannab - tem uma enorme lagoa que mais parece um aquário cheio de vida marinha.