top of page
  • Foto do escritorSabrina Petermann

Ibicoara - BA

Atualizado: 11 de set. de 2020

Ibicoara é cidade base para duas grandes atrações, a Cachoeira do Buracão e a Cachoeira da Fumacinha. E se eu puder te dar uma dica sobre a Chapada Diamantina é não deixe de visitar a Cachoeira do Buracão. O esforço da trilha vai ser recompensado, eu garanto!




Quando estivemos na Chapada a região estava passando por um período de estiagem, então fomos informados que algumas cachoeiras estavam sem água, ou com um volume muito pequeno, o que seria o caso da Cachoeira da Fumacinha. Por esse motivo, acabamos fazendo um bate-e-volta para Ibicoara e visitamos apenas a Cachoeira do Buracão e o Mirante do Campo Redondo.


A estrada que separa Palmeiras de Ibicoara foi a pior estrada de asfalto que pegamos na viagem. Tinha muito buraco, fazendo o trajeto ficar bem demorado, então tome muito cuidado e dirija apenas durante o dia.



CACHOEIRA DO BURACÃO


Antes de tudo, é importante destacar que para fazer essa trilha é necessário a contratação de um guia, e isso deve ser feito já na cidade de Ibicoara. Na rua principal da cidade terão várias agências oferecendo esse serviço.


Depois da contratação o guia irá no seu carro, lhe orientando o caminho. A estrada é de terra e você irá levar cerca de 1 hora pra chegar ao inicio da trilha, no Parque Municipal do Espalhado.


A trilha segue pela lateral do Rio Espelhado, e você precisará subir e descer de pedras em vários momentos, então calçado fechado é muito importante pra fazer essa trilha. Mas, em alguns momentos você vai cruzar o rio, então pode ser que acabe molhando o calçado.


A trilha leva um pouco mais de 1h e ela é bem aberta, com forte exposição ao sol. Mas, é só pedir para o guia dar uma parada e você poderá se refrescar no rio.



Já perto da cachoeira do Buracão, será necessários descer um cânion, e essa é a parte mais complicada da trilha, pois é uma parede praticamente vertical. A nossa guia era muito bem treinada e nos ajudou a passar esse obstáculo.


Chegando lá embaixo você pensa... agora eu vou ver a cachoeira? Não, quando você chega na base do cânion é hora de pular na água e nadar contra a correnteza. Os guias já tem guardados por lá vários coletes que você deverá colocar antes de pular na água. O trajeto é curto e será feito entre dois paredões enormes.


E antes mesmo de entrar na água você já escuta o barulho da cachoeira, mas não consegue vê-la, pois o rio faz uma curva.


Algumas braçadas depois, você faz a curva e a cachoeira está lá, e é incrível. O cânion forma esse um "buracão" e a água cai de quase 100m de altura. As minhas fotos do local não captaram a beleza do lugar, mas olha essa foto incrível que o Zé Roberto, meu cunhado, fez por lá:


Todo esse conjunto de trilha, descida e nado deixa a cachoeira ainda mais bonita. Dá vontade de ficar horas lá apreciando, nadando na enorme piscina e aproveitando a pressão da água pra fazer uma hidromassagem natural.


Começando o caminho de volta ficamos triste por ter que nos despedir daquela cachoeira linda, mas nosso guia nos levou pra mais uma surpresa: conhecer a cachoeira por cima.


E você poderá chegar bem próximo do topo da queda da cachoeira, e olhar lá pra baixo. Mais uma vista linda!



No caminho de volta nossa guia passou pela outra margem do rio e fomos vendo outras paisagens.



O que levar:

. Água (muita água) e lanches

. Roupa de banho

. Calçado fechado confortável

. Boné e protetor solar





MIRANTE DO CAMPO REDONDO


Quando você tiver indo para a Cachoeira do Buracão, peça para o seu guia parar no Mirante do Campo Redondo. O acesso ao mirante fica na estrada que leva a cachoeira e você precisa subir menos de 5 minutos para ver o visual lá de cima.


O lugar é lindo, e rendeu uma das fotos preferidas que eu eu o Daniel temos ❤️ .


 

ATRAÇÕES QUE NÃO VISITAMOS


Cachoeira da Fumacinha - mais de 100m de altura, bela trilha com cânions, poços e cachoeiras. A trilha é pesada, são 9km pelas pedras do Rio Riachão e dura 4 horas apenas a ida. Tem bastante sombra pelo caminho. A água é bem fria, pois o sol quase não chega até lá. ideal é ir de calça comprida, pois no começo da trilha a mata é fechada. Antes de contratar o passeio, pergunte aos guiais locais se tem água na cachoeira, como fomos num período de estiagem a cachoeira estava praticamente seca.


Cachoeira do Licuri -Possui uma queda d’água de 70m e fica localizada em uma região cercada por serras. Na trilha, é possível passar por outras pequenas cachoeiras.


 

Ficou curioso pra saber os detalhes, é só acompanhar os próximos post aqui no blog ;)



Viagem Maio 2016

 
311 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page