Você quer ver rinocerontes? Então, eu recomendo este parque, pois foi o único que visitamos na África do Sul e que tivemos a oportunidade de encontrá-los.
Para visitar o Hluhluwe - Imfolozi National Park optamos por fazer um safári guiado saindo de St. Lucia, incluindo um churrasco típico - o braai. Fizemos com a Heritage Tours And Safaris, e recomendo muito. O guia David Sibiya era muito simpático e prestativo.
O horário marcado para começar o passeio era 5h, e até às 4h estava com uma chuva muito forte, e a orientação é que se chovesse o passeio seria feito, mas sem o churrasco, o que me deixava bem preocupada, pois estava muito curiosa para conhecer o churrasco típico.
Ás 5h em ponto nosso guia estava nos esperando em frente ao hotel. Como era muito cedo, e estávamos num carro aberto de safári, o guia nos ofereceu cobertores pra tentarmos nos aquecer um pouco. Passamos num segundo hotel pra pegarmos duas turistas canadenses e partirmos para o parque. O trajeto levou mais de 1 hora de sacolejo no carro de safári.
Era o nosso primeiro safári guiado e gostamos bastante, pois o David nos deu muitas informações sobre os animais, como por exemplo:
. Elefantes se movem contra o vento, então se tiver vento sul durante muito tempo, você não encontrará nenhum elefante na parte norte do parque.
. Quando começou a chover todos os animais viraram para o mesmo lado, e a resposta pra isso era óbvia - eles estavam tentando proteger os olhos da chuva.
Além de 1.000 rinocerontes, o parque contem os outros 4 animais do Big Five:
. 700 elefante
. 1.500 búfalo
. 200 leão
. 80 leopardo
Além de vários outros animais como chitas, cães selvagens, 500 girafas e antílopes.
Mas, não pense que por causa da grande quantidade você vai encontrar muitos animais. Alguns são tímidos, outros têm hábitos noturnos e o parque é enorme, então é uma questão de sorte e de o olhos treinados do guia pra achar alguns animais.
Olha só este leão que o nosso guia achou no meio do mato:
E o danado do leão não se mexeu, e tudo o que vimos dele foi este pedaço de cabeça.
Em outro momento o nosso guia viu um pequeno camaleão ao lado da estrada e foi pega-lo para que pudéssemos vê-lo melhor.
E ele logo passou de verde claro pra um verde escuro, pra combinar com a minha jaqueta.
RINOCERONTES
E claro, conseguimos avistar os esperados rinocerontes, que são bichos incríveis, mas correm risco de extinção por causa da caça para capturar o seu chifre (um suposto afrodisíaco masculino).
Outro animal raro que vivos foram os cães selvagens. Estes animais são ótimos caçadores e devoram suas presas em minutos, incluindo ossos.
Perto do almoço paramos numa área de descanso, onde é possível sair do carro e existem banheiros e uma área para churrasco.
E tivemos a sorte de ter a companhia de um grupo de impalas que não se incomodaram com a nossa presença.
O almoço foi um típico braai, um churrasco africano com bisteca, linguiça, pão e salada de batata preparados pelo David.
Durante o almoço começou a chover, então depois que terminamos, juntamos nossas coisas e começamos o caminho de volta, mas é claro que ainda passamos por muitos animais (elefantes, girafas, búfalos, zebras...).
Horário do parque: verão 5h às 18h
Site https://hluhluwegamereserve.com/
Dia mais que INCRÍVEL pra ficar pra sempre na nossa memória.
Outros post sobre a África do Sul:
:: Roteiro
:: Preparação
:: Knysna
:: Victoria Bay
:: Mossel Bay
:: Stony Point
:: Cool Bay
:: Camps Bay
:: Muizenberg
:: Monkeyland
:: Durban
:: St. Lucia
Viagem Maio/2018
Comments