top of page
  • Foto do escritorSabrina Petermann

Durban

Atualizado: 27 de ago. de 2023

A MAIOR CIDADE INDIANA FORA DA ÍNDIA.

Como já falei várias vezes a nossa viagem para a África do Sul foi a melhor das viagens que eu já fizemos. O país é lindo e fazer um safári não tem palavras que descrevem - só fazendo para entender.

Porém, existiram algumas coisas na viagem que não gostamos e a cidade de Durban foi uma delas. Tudo o que eu tinha lido e imaginado sobre ela foi bem diferente do que realmente presenciamos. E hoje, seria praticamente o único local que visitamos na África do Sul (rodamos 7.000km de carro) que eu não recomendaria a visita.

Durban é uma cidade grande, com 3,5 milhões de moradores. Ela foi uma das sedes da Copa de 2010 e despontou para o turismo nesta época com a construção de um grande estádio, de um calçadão enorme na orla e centenas de quartos de hotel. Passados 8 anos a situação da cidade mudou bastante. A sensação que tivemos foi de uma cidade mal cuidada, que teve que dar um passo a trás depois que a Copa foi embora.

Por toda a cidade encontramos muito lixo nas ruas, coisas grandes como marmitas com restos de comidas. Além disto, a cidade tem muitos moradores de rua e pessoas pedindo esmola. Em nenhum momento, eu me senti segura, não tivemos coragem de sair a noite ou de eu fazer um passeio sozinha.

Grande parte dos moradores da região são de origem indiana ou da cultura Zulu, e isto acabou gerando uma dificuldade ainda maior de comunicação, pois o sotaque deles era muito forte e eles não tinham paciência para entender o meu inglês que não é dos melhores.

Hotel em Durban

Ficamos hospedados no The Royal Hotel.

Foto: Booking.com

Ele fica bem no Centro da cidade, então chegar e sair de carro era um pouco confuso. Mas, por outro lado, tinha tudo por perto. A praia ficava a uns 20 minutos de caminhada, mas com a quantidade de moradores de ruas e pedintes optávamos por ir de carro.

O hotel conta com café da manhã (pago a parte), uma pequena loja de conveniência, e dois restaurantes. Chegamos a olhar o cardápio, mas os preços estavam fora do que achávamos confortável pagar, então optamos por fazer nossas refeições fora do hotel.

O ponto fraco deste hotel foi a internet - eles só forneciam 30 minutos, e s você precisasse de mais só indo no lobby.

O quarto era espaçoso e a banheiro enorme.

Foto: South-African-Hotels.com

Golden Mile

O calçadão tem 6km de extensão e é muito bonito, amplo, com várias opções de restaurantes, área para caminhar ou andar de bike, duchas e banheiros.

O problema é o estado de conservação e principalmente a limpeza. O local estava muito sujo, e não apenas papel de bala ou bituca de cigarro, coisa grandes estavam jogadas no chão, incluindo muitas marmitas com restos de comida. Além disto, tinha muito moradores de rua, pessoas pedindo esmola, pessoas utilizando a ducha da praia como chuveiro de casa.

A praia da Golden Mile é separada por pieres, e só em alguns pontos é possível tomar banho - naqueles em que tem rede de proteção contra tubarões. Já o surf é liberado em toda a praia.

Aluguel de bike

Pra curtir toda a Golden Mile sem se cansar muito, a dica é alugar uma bike e aproveitar todos os 6km.

Onde encontrar:

The Skate Store - 90 Snell Parade, North Beach [-29.84588, 31.03657]

Horário: Segunda a Quinta - 10h30 às 18h

Sexta a Domingo - 7h às 19h

Moses Madhiba Stadium

Este é o lugar mais turístico que visitamos em Durban e por isso o mais seguro. Este estádio foi construído para a Copa de 2010 e atualmente recebe vários eventos, de show a casamentos nos salões internos.

Dentro do estádio, além da visitação guiada, tem algumas atividades radicais como o Big Rush Big Swing - o maior swing do mundo, com 106 metros de altura e com uma vista linda da cidade. Pra você entender a altura, são 300 degraus até chegar ao topo. Eu queria muito pular, tentamos por dois dias, mas tinha muito vento e não foi possível fazer. Tive que me contentar com a a visita interna.

Durante a visita é possível conhecer a arquibancada, o campo, o vestiário, e a área vip, onde ficavam as autoridades durante os jogos da Copa 2010.  E ao redor do estádio tem um ótimo restaurante que você pode aproveitar para almoçar.

Estacionamento: -29.82725, 31.03211

Para fazer o Big Rush Swing

Endereço: Shop 15, Moses Mabhida Stadium, Durban

Preço: 695 rands

Horário: 9h às 17h

Mercado Indiano

Outra frustração de Durban foi o Mercado Indiano. Sendo a maior comunidade indiana fora da Índia eu imaginei que o mercado teria muitas especiarias, que seria multicolorido....

O mercado é mais um ponto decadente da cidade, situado numa reunião com muitos vendedores e moradores de rua. Um daqueles lugares que realmente dá medo até em brasileiros.

Tentamos ir de carro, mas não encontramos estacionamento perto. O mercado ficava a uns 30 minutos caminhando do nosso hotel e foi bem estressante, pois a região era bem feia, barra pesada.

Dentro existiam poucos barracas de especiarias indianas, a maioria eram barraquinhas de souvenir de baixa qualidade (daqueles que você consegue ver que é fabricado na China) e algumas lojas de utensílios domésticos e roupas ocidentais.

Hare Krishna Temple of Understanding

Tenho muita curiosidade sobre religiões, sobre o modo de viver e a cultura das outras pessoas - então, sempre que tenho oportunidade, gosto de conhecer templos e espaços religiosos. Eu tinha lido que em Durban tinha um grandioso templo Hare Krishna, e fiquei muito curiosa pra conhecer.

Fomos recebido por um mongi que foi nos explicando vários detalhes [como queria falar melhor Inglês pra entender melhor todos os detalhes]. Segundo ele, o templo recebe voluntários do mundo inteiro que estão ali para aprender mais sobre a religião.

O templo é ricamente detalhado, todo dourado e com gravuras lindas. Um daqueles lugares que de tantos detalhes você não consegue focar em nada.

Ao final ele escreveu um mantra Hare Krishna num pequeno pedaço de papel. Aquele bilhetinho me transmitiu tanta energia que eu trouxe pra casa e guardo dentro de uma caixinha de recordações.

Whale Bone Pier

O pier imita os ossos de uma baleia e fica num bairro mais afastado, próximos da Umhlanga Rocks Beach. Esta região é bem diferente do restante da cidade - tinha vários restaurantes bacanas, a praia e o calçadão são limpos e organizado - nem parecia a mesma cidade. Se eu soubesse teria me hospedado por aqui.

O pier em si não tem cada de especial, mas foi ótimo conhecer este lugar tão diferente de Durban. O problema é que já estávamos a caminho do nosso próximo destino então foi só uma passagem.

Uma curiosidade: o dia estava quente, mas não vimos pessoas de biquíni na praia. O que encontramos foram várias famílias muçulmanas, com as mulheres vestidas com hijab, brincando com seus filhos na areia.