top of page
  • Foto do escritorSabrina Petermann

Dicas de Leitura

Atualizado: 13 de fev. de 2020

DICAS DE LIVROS QUE VÃO FAZER VOCÊ VIAJAR.


Eu adoro ler e amo viajar. Infelizmente não posso viajar o quanto quero, mas achei nos livros uma forma de curtir vários lugares. Alguns livros me instigaram a querer conhecer novos lugares, outros pelo contrário me fizeram querer fugir de alguns países.


Recentemente meu pai descobriu o gosto por livros de relatos de viagem, então tenho me enterrado mais no assunto sempre em buscar de um novo livro pra ele. E descobri relatos incríveis de viajantes que largaram tudo pra buscar o sonho de viajar ao redor do mundo. Admiro muito a coragem e desprendimentos destas pessoas.


Selecionei alguns livros que já vi e vou dar nota de 1 a 5 pra ajudar você a decidir qual escolher primeiro pra ler.

 

LIVROS LIDOS

A fantástica volta ao mundo: registros e bastidores de viagem

por Zeca Camargo


De maio a setembro de 2004, o Brasil acompanhou pelo Fantástico a aventura turística de Zeca Camargo. A cada semana o público votava o próximo destino da viagem.

O livro conta os bastidores desta viagem,.


Em 'A Fantástica Volta ao Mundo" ­ registros e bastidores da viagem, da concepção do projeto aos obstáculos práticos para a produção, os personagens mais marcantes e o que descobriu ao longo dos mais de 100 mil quilômetros percorridos.


Nota: 3

Justificativa: Este foi um dos primeiros (se não o primeiro) livro de viagem que eu li. Então, me encantou a possibilidade de sair do Brasil e ir parando em vários lugares pra conhecer.



Isso aqui é seu!: A volta ao mundo por patrimônios da Humanidade

por Zeca Camargo


Em uma segunda volta ao mundo Zeca Camargo visitou patrimônios da humanidade estabelecidos pela UNESCO - Kosovo, na Europa Oriental, Borobodur, na Indonésia, Sgang Gawali, no Canadá, e Chan Chan, no Peru.


No livro Zeca relata a história de pessoas que moram nesses lugares e mostra o estado de conservação de como eles estavam na época da visita.

Nota: 1

Justificativa: Eu achei este livro bem chatinho. Sério! Não tive vontade de visitar nenhum dos lugares.




Em busca do sonho. Vinte anos de aventuras da Família Schürmann

por Heloisa Schurmann - nota 5


O livro conta a história da família Shürmann, que em 1984 largou tudo e foi viver no mar. São relatos que mostram os vinte anos que a família navegou por mais de 118 mil milhas náuticas, conhecendo 54 países diferentes.


Vilfredo e Heloísa Schürmann deixaram o trabalho, e embarcaram com seus filhos para realizar o sonho de dar a volta ao mundo em um veleiro. A ideia era passar dois ou, no máximo, três anos no mar. No entanto, a vontade de conhecer e conviver com culturas diferentes fez com que os Schürmann ficassem dez anos a bordo do veleiro Aysso.


De volta ao Brasil em 1994, a família se preparou para mais uma aventura - repetir a rota do navegador português Fernão de Magalhães, a primeira expedição que deu a volta ao mundo.


Nota: 5***

Justificativa: Livro incrível!!! Me fez rir, chorar e me imaginar vivendo junto com a Família Shürmann. O livro conta as dificuldades que eles encontraram no caminho. As culturas super diferentes que presenciaram. Mas, principalmente relata como foi criar uma família dentro de um barco. Super recomendo.




Não conta lá em casa: Uma viagem pelos destinos mais polêmicos do mundo

por André Fran

O livro é um relato das viagem realizadas para o programa "Não conta lá em casa" do Multishow, onde 4 jovens viajam pelo mundo a procura de destinos inusitados como:

Iraque

Coreia do Norte

Afeganistão

Tuvalu (ilha-país prestes a sumir pelos efeitos do aquecimento global)

Somália

Etiópia

Japão (após o tsunami), entre outros.  Ou seja, destinos que você não contaria pra sua mãe se fosse conhecer.


O objetivo é revelar um outro lado de países tidos como perigosos, fechados para o mundo.


Nota: 4

Justificativa: Por fugir do comum.




Sua Majestade, o Deserto

por Magda Raupp e Dione Pasquotto


O livro é um relato da viagem que as autoras fizeram caminhando por 250km no deserto do Saara. Sim, 250km a pé! A caravana que integravam tinha camelos, mas apenas para o transporte de água, suprimentos e tendas.

O relato conta detalhes desta jornada, como por exemplo como usar o 'banheiro' no meio do deserto, animais que encontraram, como era a alimentação e como o corpo ficou durante esta longa jornada.


Nota: 3



Expresso para a Índia

por Airton Ortiz

O livro relata as aventuras do jornalista Airton Ortiz pela Índia, com o objetivo de conhecer a cultura nativa. Segundo o autor, além da arquitetura deslumbrante, culinária riquíssima e tradições religiosas milenares, a cultura indiana revela uma surpresa ainda mais emocionante a cada dia.


Ortiz priorizou o uso de transportes públicos (trem), restaurantes e hospedagens em regiões que os indianos utilizam no dia a dia, pra conhecer ainda mais como funciona a cultura local - uma realidade muito diferente para nós brasileiros.


Ao ler o livro fiquei impressionada com o sistema de Castas ainda é forte no país. Sério! Fiquei chocada como ainda existe desigualdade entre um único povo.


Nota: 2

Justificativa: Eu nunca tive vontade de conhecer a Índia e o livro reforçou esta minha opinião. Acho que isso pode ter influenciado um pouco na minha nota. Além disto,

eu achei o livro um pouco repetitivo.




Vida Nômade: Liberdade, Desapego e Aventura

Por Robison Portioli


O livro intercala histórias das primeiras viagens da família de Robison, e o diário escrito durante a viagem de moto pela América do Sul.


A família Portioli viveu durante um período num motor-home, e Robison conta no livro como os desafios de viver em constante movimento, longe dos padrões, influenciou o seu gosto por viajar e por aventuras.

A viagem de moto pela América do Sul não foi curta: 6 países, 25 mil quilômetros, 150 dias. No livro o autor conta as dificuldades que encontrou e como o desejo por liberdade superou todas elas.


Nota: 4

Justificativa: Por mostrar que pra viajar basta ter vontade





Retalhos do Mundo: Viagens ao Himalaia, Patagônia, Bali. Índia, Estados Unidos, México e Brasil

Por Luís Giffoni


O livro relata lugares que encantam pelas grandiosas construções humanas ou pelas belezas naturais. Luís explora também a diversidade cultural da humanidade. Entre os lugares visitados estão o Taj Mahal na Índia, a Patagônia Argentina e Chilena, Los Angeles nos Estados Unidos, Indonésia, Himalaia, México, além de alguns lugares no Brasil.


Um momento emocionante é quando Giffoni conta a história de alpinistas que perderam a vida quando tentavam alcançar o pico mais alto do mundo, o Everest.


Nota: 2


 

Mundo Por Terra: Uma fascinante volta ao mundo de carro

Por Roy Rudnick e Michelle F. Weiss


Relato da viagem de um casal (Roy e Michelle) que fez uma volta ao mundo de carro, cruzando 5 continentes, 60 países, 160.733km, em 1.033 dias, dentro de um Land Rover.


O livro é rico em detalhes, contando desde a tomada da decisão, o planejamento da viagem e todos os bons e maus momentos que passaram juntos. E eles conseguiram fazer esta viagem com um custo surpreendente. Ficou com curiosidade? Passe numa livraria e compre o livro e viagem junto com Roy e Michelle.


Nota: 5

Justificativa: Só por largarem tudo e resolverem passar quase 3 anos vivendo pelo mundo em condições nem sempre muito favoráveis, eles já mereciam uma boa nota. Mas a forma como eles conseguiram levar o relacionamento e todas as artimanhas que eles criaram para sobreviver a este período me fez querer conhece-los pessoalmente. Livro super recomendado.




 

E você, que livro de viagem gostou de ler?

Tem algum livro pra me indicar?


Estou lendo outro livro sobre viagem, assim que eu terminar conto detalhes pra vocês aqui.


Lugares Distantes: como viajar pode mudar o mundo

Por Andrew Solomon

 
9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page