top of page
  • Foto do escritorSabrina Petermann

Bocas del Toro - Cayos Zapatilla

Atualizado: 20 de jun.

Composto por duas ilhas, Cayos Zapatilla forma um dos cenários mais bonitos de Bocas del Toro. O tour inclui a passagem pela Baía de los Delfines, Cayo Coral e uma parada para almoço. Confira todos os detalhes neste post.


Sugestão de música para escutar durante a leitura do post


Existem inúmeras agências na rua principal de Bocas del Toro que fazem o passeio. Ao caminhar pela rua, vários vendedores irão lhe abordar e oferecer o passeio. Você reserva (e paga) o passeio, e combina o local onde deve encontrar o barco no dia seguinte.


O vendedor que nos ofereceu o passeio foi atencioso, mas o passeio em si deixou a desejar.


No dia seguinte, no horário e local combinado nos encontramos com o barqueiro. No mesmo horário saem vários barcos, então é tudo muito bagunçado. Nosso barco atrasou, tivemos que ir num hotel pegar alguns turistas, no final começamos o passeio com mais de uma hora de atraso.


:: Custo - US$ 40


Durante o passeio você irá fazer algumas paradas:


Bahía de los Delfines


Depois de uns 20 minutos de barco, o passeio para Cayos Zapatilla passa pela Bahía de los Delfines. A região abriga muitas famílias de golfinhos nariz de garrafa, próximos aos manguezais da Isla San Cristóbal.


O animais são muito exibidos e logo começam a aparecer. No começo achei que o barulho do barco iria afastá-los, mas eles adoram "surfar" nas ondas geradas pelos barcos. Os capitães dos barcos navegam em círculos e os golfinhos ficam minutos se divertindo com as ondas e encantando os turistas. Grau de fofura máxima!



Cayos Zapatilla


São duas pequenas ilhas [Zapatilla I e Zapatilla II], que juntas formam um dos mais lindos cenários do arquipélago de Bocas del Toro. Neste passeio você irá visitar apenas uma delas, mas conseguirá avistar de longe a outra.


O mar é transparente e multicolorido, areia branca e, para completar, uma vegetação incrível que mescla coqueiros com floresta tropical e mangues.


Em um dos lados da ilha você vai encontrar uma faixa de areia maior, algumas árvores fazendo sobra e um mar excelente para tomar banho. No outro lado, o mar é um pouco mais agitado, e praticamente não tem areia; a vegetação vai até a água.


A ilha é pequena e você consegue, com um pouco de esforço, caminhar ao redor de toda ela. E aqui o esforço não é pelo tamanho da ilha, mas porque vai encontrar muitas árvores caídas próximo ao mar, e você vai ter que passar por cima dos troncos e galhos.


A parada é de aproximadamente 2h30. Minha dica é aproveitar para tomar muito banho de mar. Em vários locais de Bocas del Toro a barreira de corais chega até a praia, então são poucos os locais como este onde o banho de mar vai ser tão tranquilo. A água tem uma temperatura ótima para amenizar o calor infernal do Panamá.




Cayo Coral


Um pequeno ponto de mergulho, com um belo visual subaquático, onde é possível ver uma grande quantidade de peixes e principalmente de corais.


A parada é breve, de aproximadamente 30 minutos. Normalmente as empresas emprestam o equipamento de snorkeling, mas cheque isso antes de contratar o passeio [caso você não tenha levado o seu equipamento].



Parada para almoço


Dentre as paradas do passeio está previsto uma parada para almoço, num restaurante flutuante definido pelo capitão. Como funciona: antes de ir para Cayos Zapatilla o capitão para no restaurante e você faz o pedido. Quando você volta, seu pedido já estará pronto. Daí é só esperar a equipe da cozinha chamar seu nome.


O cardápio é simples, composto basicamente de frutos do mar, arroz e salada. Nós pedimos um único prato, com um peixe inteiro e foi o suficiente pra mim e para o Daniel.



O restaurante tem banheiros, porém não tem água - preocupação alta com higiene. No geral os locais que visitamos no Panamá foram muitos simples, e higiene não era uma preocupação deles. Então, se você decidir ir para o Panamá, vá com a mente aberta, priorize comer alimentos fritos, evite tomar sucos e comer saladas cruas. Em alguns locais você vai encontrar opções de restaurantes melhores, mas em outras, como no passeio para Cayos Zapatilla, não. Mas, não acho que isso deve te impedir de fazer o passeio.


Próximo da região de almoço, existe uma área com muitas estrelas marinhas. O capitão do seu barco deve passar próximo para que você aviste a beleza delas.





Com certeza é o passeio mais completo de Bocas del Toro, mas nossa experiência não foi muito boa:


. Nosso barco atrasou na saída e fomos os últimos a sair. E ainda passamos em um hotel para pegar outros turistas.


. Quando estávamos na Baía dos Golfinhos encontramos um barco de turista que estava com problema no motor, e ficamos esperando o resgate chegar para ajudá-los por mais de 30 minutos.


. A ilha de Cayo Zapatilla que visitamos é bonita, mas a sensação que eu tive é que recentemente teve uma grande ressaca no mar, pois tinham muitas árvores caídas e galhos na praia.




. Como nos atrasamos ao todo mais de 1h, quando chegamos em Cayo Coral não conseguimos fazer o mergulho, pois o mar estava muito agitado. O capitão do barco nos levou para outro ponto de mergulho, mas ficamos com aquela dúvida se o Cayo Coral não seria melhor. Além disto, quando fomos mergulhar já era próximo das 16h, então a visibilidade do mar já não era muito boa.


 
tome nota


::: NOSSO ROTEIRO EM

BOCAS DEL TORO :::




DIA 1


DIA 2

. Surf em Isla Carenero


DIA 3

. Surf em Isla Carenero


DIA 4

. Surf em Isla Carenero

. Playa Bluff

 

Outros post sobre o Panamá:







Viagem Março 2023


 

Quer saber mais? Assista o vídeo com melhores momentos da nossa viagem:



 
112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page