top of page
  • Foto do escritorSabrina Petermann

Cabo Pulmo

Atualizado: 11 de set. de 2020

Sabe um lugar que te transmite uma paz enorme?

Onde o tempo parece passar em câmera lenta?

Onde a palavra "estresse" não deve fazer parte do vocabulário de nenhum dos moradores?

Essas foram as minhas percepções sobre este pequeno vilarejo na Baja Califórnia Sur.






Cabo Pulmo fica a 2 horas de carro de San José del Cabo, e o trajeto final é feito por estrada de barro e areia, o que dificulta o acesso, e por consequência deixa o local mais exclusivo.

O vilarejo é formado basicamente por uma pequena rua principal e menos de 10 ruas secundárias com algumas casas, agências de turismo e restaurantes.


É neste vilarejo que fica o Parque Nacional do Cabo Pulmo, um parque marinho , com aproximadamente 100 quilômetros, lar do mais antigo recifes de coral na costa oeste da América do Norte. A combinação de poucos turistas e um coral lindo fazem de Cabo Pulmo um excelente local para mergulho - tanto de cilindro, quanto de snorkel.


Na noite anterior dormimos em Cabo San Lucas e acordamos bem cedinho para estar em Cabo Pulmo a tempo de fazer o passeio da manhã. Tínhamos contratado o passeio com a Cabo Pulmo EcoAdventura. Nós recomendamos muito esta agência, pois todo o atendimento foi muito bom.



Cabo Pulmo EcoAdventura

Telefone: +52 624 157 4072

@cabopulmoecoadventures





Passeio de barco


Ao chegar na agência, que fica de frente para o mar, os instrutores irão lhe oferecer roupa de mergulho, snorkel e colete salva-vidas (nós pegamos apenas os coletes, pois o resto do material tínhamos levado).


Entramos no barco, e o primeiro ponto de parada foi o Recife de Coral. Ele é bem grande, em algumas áreas fica bem próximo à superfície e além de muitos peixinhos coloridos, encontramos peixe trompete, uma moreia e uma tartaruga simpática.



Depois saímos de barco em direção a uma praia mais afastada a procura de tubarão touro. Avistamos um bem de longe, o que pra mim ficou parecendo apenas uma mancha escura no mar. :(


Os guias do barco são super experientes e conseguiram avistar um tornado de peixes - aquele amontoado de peixes em forma de funil. Então, fomos nadar por cima desta formação. Eram milhares de peixes, e todos iguaizinhos, pareciam atuns de aproximadamente uns 60 cm.


O próximo ponto de parada do passeio foi para avistar e nadar com leões marinhos. Os bichos tem fama de morderem, então a guia recomendou deixar os braços cruzados em frente ao corpo, para que eles não mordessem nossas mãos e dedos. Entramos na água e não demorou muito pra aparecer algumas focas. A experiência foi muito legal, mas fiquei um pouco decepcionada pois elas não ligavam a mínima pra gente.


Durante o passeio os guias nos serviram água e alguns snacks, incluindo jícama, uma raiz tuberosa que com bastante limão e pimenta até que tinha um gosto interessante. Nunca ouviu falar de jícama? Neste site aqui tem mais informações.


Já estávamos indo embora quando avistamos duas baleias bem de perto. Incrível como em um único passeio conseguimos ver tantas coisas. Fiz um pequeno vídeo mostrando as imagens captadas durante o passeio. Confere aí:




. Não é permitido usar protetor solar comum no mar do Parque Nacional do Cabo Pulmo. Existe alguma versões biodegradáveis que é permitido usar. Mas, como Cabo Pulmo é pequena, eu recomendo que você compre antes de chegar na cidade.


 

Depois de finalizarmos o passeio, estávamos morrendo de fome e almoçamos no La Palapa, um restaurante ao lado da agência de turismo, de frente para o mar - com uma vista incrível.


E a comida, apesar de simples, não deixou a desejar - um delicioso filé de peixe, acompanhado de arroz, legumes e as sempre presentes tortilhas.

 

Depois do almoço pegamos o carro e fomos parando em várias praias, uma mais linda que a outra.


Ainda em Cabo Pulmo tem uma pequena península, com um morrinho que possibilita uma visão de cima destas lindas praias.


Algumas destas praias tem o fundo formado por pedras...

... já em outras o fundo é de areia fina e clarinha.

Mas, em todas elas o mar era super transparente, mas sempre gelado.


E era só a gente se afastar um pouco do mar que os cactos já começavam a aparecer, afinal, estávamos numa região desértica.

 

Eu SUPER recomendo a visita a Cabo Pulmo. O vilarejo é bem pequeno, mas as paisagens são lindas, o passeio de barco foi maravilhoso e a vibe do lugar é de muita paz e tranquilidade.

Valeu muito!


 

Outros post sobre o México:

:: La Paz


Viagem: Abril e Maio/2019

 

#cabopulmo

#momentospuravida

#baleia #whale

587 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page