top of page
  • Foto do escritorSabrina Petermann

Bacalar

Atualizado: 11 de set. de 2020

Bacalar fica fora da região turística de Quintana Roo, mas a beleza da Laguna de las Sete Colores e dos Los Rápidos de Bacalar fazem a viagem de 2h30 a partir de Tulum valer a pena.


Nós passamos apenas duas noites e um dia na pequena cidade, de aproximadamente 15.000 habitantes, o que nos deixou com gostinho de quero mais.



ATRAÇÕES


Fuerte de San Felipe


Uma pequena fortaleza bem no centrinho da cidade. Foi construído para impedir a entrada de navios piratas para saquear a cidade. Atualmente é um museu.

Preço: $ 80 por pessoa

Horário: 9h às 19h


Foto: http://tourismbacalar.blogspot.com/

Laguna de Sete Colores


Essa é com certeza uma das atrações que pode te dar vontade de conhecer Bacalar. Você vai ficar encantado com a quantidade de tons de azul que você poderá ver em uma única laguna, que tem 42km de comprimento.


Além da beleza, uma série de atividades vão fazer você querer ficar um bom tempo por lá.

Foto blog www.lindleyloraine.com

COMO CHEGAR:


O ideal é se hospedar num hotel com acesso a Laguna, assim você poderá usufruir sempre que quiser. Praticamente toda a margem do lago é cercado por propriedades particulares.


Só tem três entradas públicas:

. Entre a calle 24 e a calle 26

. No fim da calle 36

. No Balneário Municipal - Av. 1 esquina com Calle 14 (Horário: 10h às 18h)

E por toda a Av. 1 há entradas particulares, que em geral cobram na faixa de $ 15 pesos pelo uso do cais, com direito a banheiro e algumas outras facilidades.


O QUE VISITAR:


. Cenote Negro (ou da Bruxa)

Um cenote muito profundo (aproximadamente 90m), e por isso a cor da água fica escura (negra).


. Cenote Cocalitos e Esmeralda

Dois outros cenotes, um próximo ao outro, que você provavelmente irá visitar no passeio de barco ou caiaque. O Cenote Cocalitos tem balanços e redes dentro da água - uma delícia.


. Estromatolitos

Estromatólitos são um dos seres vivos mais antigos da Terra e um dos primeiros sinais de vida no planeta, eles existem a aproximadamente 3,5 bilhões de anos. Eles ficam dentro do Cenote Cocalitos e parecem corais, pedras arrendondadas. Eles são extremamente importantes para o ecossistema pois liberam oxigênio.



. Canal dos Piratas

É o canal que liga a laguna ao mar. Se você fizer um passeio de barco, provavelmente irá parar próximo do canal. Lá existem um tipo de lama especial que, segundo os guias, faz bem para a pele. Nos nos divertimos muito numa área que parecia ser um terra seca, mas quando a gente pisava afundava toda a perna, até a altura da virilha. Tínhamos que andar de engatinho para não afundar.



. Ilha dos Pássaros

Uma pequena ilha dentro da lagoa que hospeda várias espécies de pássaros típicos da região, como papagaios, pardais, garças e até corujas. 


COMO VISITAR:

Para conhecer a Laguna, você pode fazer um passeio de barco ou de SUP, seguem algumas sugestões:


Passeio de SUP ou Kayak 1- passeio pela Laguna Bacalar, passando pela Ilha dos Pássaros, Cenote negro e pela costa de Bacalar.

Horário: 6h30 / Duração: 3h

Preço USD 28,00

Empresas: Amir Adventour (amiradventours.com) - saída Hotel Casa Lahar


Passeio de SUP 2- esta empresa tem 2 trajetos:

. 1º Xibalba - Bird´s Island, Cenote Cocalitos e Esmeralda e Deseo´s Island.

. 2º Yak - Cenote Negro, Canal dos Piratas.

Horário: 6h / Duração: 3h

Preço: $ 450

Empresas: Sup Bacalar (supbacalar.trekksoft.com)

Passeio de lancha 1 - passa pelo Canal do Pirata, Costa Bacalar, Cenotes Negro, Cocalito e Esmeralda e Ilha dos pássaros.

Horário: 12h / Duração: 4h

Empresa: Amir Adventour (amiradventours.com) - USD 35,00


Passeio de lancha 2- passa pelo Canal do Pirata, Cenotes Negro, Cocalito e Esmeralda e Ilha dos pássaros.

Horário: 11h, 12h ou 14h / Duração: 2h

Preço: $ 250 ($ 1800 tour privado)

Empresas: Chekos Tour, Fone: 983-182-0987, facebook.com/fanistours.1/

Nós não conseguimos agendar o passeio com nenhuma das opções acima, então fizemos com a Cuco`s Tours, que fica junto do Hotel Laguna Bacalar. O dia tinha bastante vento, mas nosso passeio passou pelos Cenotes Negro, Cocalito e Esmeralda, passou na frente a Ilha dos pássaros e parou no Canal do Pirata, onde pudemos aproveitar o banho de lama.



Los Rápidos de Bacalar

Foi essa atração que me fez querer conhecer Bacalar. O encontro da Laguna de Bacalar com a Laguna Hul-Ha forma uma espécie de canal bem estreito que cria uma correnteza, parecendo um rio com águas rápidas - Los Rápidos de Bacalar.


A entrada dos Los Rápidos é através de um restaurante, que tem uma boa infraestrutura com espreguiçadeiras, redes, banheiros e é claro muita comida típica caribenha. No restaurante você poderá alugar caiaque ou SUP e percorrer um pouco do canal.



A água é muito transparente pois boa parte do fundo do canal é formado pelos estromatolitos. Evite pisar nessas áreas, para não danificar as colonias de micro-organismos.



Entrada: $ 50 entrada por pessoa

Estacionamento: $ 20 estacionamento

Caiaque duplo $ 200

Horário: 9h - 18h

Endereço: Maps



O local com certeza não decepcionou, realmente é uma beleza de encher os olhos. Acho que foi um dos lugares mais legais da viagem. Nós chegamos às 9h da manhã e por um bom tempo tivemos todo o lugar só pra gente <3.


Que entender melhor como é o Los Rápidos, veja o vídeo abaixo:



Atrações que não visitamos


Tirolesa Kan Kin - 5 tirolesas escondidas dentro da mata. Na última tem uma vista da Laguna. Informações: http://bit.ly/kan-kin

Horário: 9h às 15h - sempre começando na hora cheia.

Telefone: 01 983 103 3374

Endereço: Maps


Cenote Azul - é um dos cenotes mais profundos da Riviera Maya, com uma profundidade de 90 metros. Ele parece um lago, com diâmetro quase que perfeito, de 200 metros. Tem um restaurante e bikes para alugar.

Preço: $10 por pessoa.

Horário: 8h às 18h

Localização: Maps


Xul-Ha - um dos pontos da Laguna com água mais cristalina.

Localização: Maps


 

Outros post sobre o México:

:: La Paz

:: Bacalar

:: Chichén Itza

Viagem Abril/Maio 2019

 

#bacalar


160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page