top of page
  • Foto do escritorSabrina Petermann

África do Sul - Roteiro Flexível

Atualizado: 21 de abr. de 2023

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE TER UM ROTEIRO QUE SE ADAPTA DURANTE A SUA VIAGEM.






Em nossas primeiras viagem comprávamos as passagens e reservamos os hotéis para todos os dias. Isto nos dava uma segurança, sabíamos exatamente onde dormiríamos todos os dias. Porém, em viagens mais longas com várias cidades a visitar isto começou a se tornar um problema. Chegávamos numa cidade e estava chovendo, ou não curtíamos o local, mas tínhamos que ficar mais dias pois o hotel já estava reservado.


Somado a isso, como o Dany surfa, aconteceu alguma situações de estarmos numa cidade e não ter onda e bem no dia programado para sairmos as ondas chegarem. Isso aconteceu muito quando visitamos a Costa Rica.


Então, definimos que faríamos nossas viagens com roteiro flexível e foi assim em Portugal, Salvador + Chapada Diamantina, Litoral de São Paulo, Paraná, México e Rio de Janeiro.



Como funciona?


Compramos nossas passagens de ida e de volta, definimos o que queremos conhecer e qual o tempo ideal pra conhecer cada cidade.


No dia anterior à viagem olhamos a previsão do tempo e das ondas e definimos o nosso primeiro destino. E assim acontece durante toda a viagem, quando visitamos tudo o que queremos num lugar, olhamos a previsão e definimos o próximo ponto de parada.


É claro que em alguns casos isso não funciona, pois mesmo com roteiro flexível tentamos otimizar os trajetos percorridos, seguir uma ordem lógica dos locais a visitar.


Nos primeiros dias na África do Sul percebemos que tudo fechava muito cedo, isto incluía a recepção das Guest House. Isto nos causou problemas em duas cidades, quando quase tivemos que dormir no carro. Mas, no final deu tudo certo, aprendemos que mesmo longe da cidade precisávamos começar a procurar o próximo hotel no máximo às 16h, sempre observando com atenção o horário que as recepções funcionavam.



Vantagens:


. Poder definir dia a dia o que vamos fazer. Se a cidade está boa ficamos mais tempo, se estiver ruim podemos ir embora;


. Poder ficar de olho na previsão do tempo e escolher quais cidades são melhores para visitar com chuva ou mesmo tentar fugir da chuva;


. Se a viagem envolve surf, então acompanhar a previsão das ondas é fundamental. O Dany pegou as melhores ondas em J-Bay justamente num dia que não estava programado para estarmos lá;


. Na nossa viagem teve momentos em que eu estava muito cansada, e foi importante ter a possibilidade de ter um dia mais tranquilo. Com a flexibilidade, podemos escolher ficar um dia a mais de bobeira quando isso aconteceu - não tínhamos como prever isso antes.



Desvantagem:


. Ter o estresse de todos os dias ter que decidir onde dormir. E como já falei, isto nos colocou em alguns perrengues, principalmente nas cidades menores com poucas opções de hospedagem, ou quando o horário já estava mais tarde. Nas nossas primeiras viagens neste formato eu me estressava muito, mas estou aprendendo a ficar mais tranquila e usar minha energia pra achar um bom hotel;


. Não poder escolher com antecedência os hotéis. Como você fará a reserva em cima da hora, muitos hotéis não estarão mais disponíveis. E isto também vai lhe custar um tempinho diariamente.

 

Exemplos de como foi bom ter um roteiro flexível:


Como um dos focos da nossa viagem era o Dany surfar, ele ficou o tempo inteiro avaliando a previsão do tempo, o que permitiu ele surfar em J-Bay por dois momentos diferentes - no dia seguinte que chegamos e quando estávamos 'voltando' de Cape Town em direção a Durban.


O Dany ficava o tempo inteiro de olho da previsão e graças a isso conseguimos visitar a Table Mountain no dia que chegamos em Cape Town. Se seguíssemos a programação inicial, teríamos deixado para os dias seguintes que choveram, fechando o teleférico que dá acesso ao parque.


Tínhamos grandes expectativas pra cidade de Durban, e não curtimos quase nada por lá. Acabamos saindo antes da cidade e conseguimos incluir a cidade de St. Lucia que inicialmente tinha ficado fora do roteiro. Gostamos tanto desta cidade que passamos 3 noites por lá.


 

Depende do seu perfil do viajante.

Se você estiver surfando ou se preferir aproveitar as melhores condições do tempo em cada cidade que visitar - eu recomendo.

Se você for ansioso ou se seu objetivo for apenas relaxar - eu não recomendo.


 

Outros post sobre a África do Sul:


Viagem Maio/2018

 

#planejandoaviagem #roteiroflexivel



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page