top of page
  • Foto do escritorSabrina Petermann

África do Sul - Jeffrey's Bay

Atualizado: 21 de abr. de 2023

TRANSFORMANDO O SONHO DE UM SURFISTA EM REALIDADE.

Jeffrey`s Bay foi um dos motivos para escolhermos a África do Sul como nosso destino de férias - o Dany sempre quis surfar a onda direita mais longa do mundo.

E confesso que a cidade acabou me cativando. Por que? Paixão é algo que não se explica, mas acho que o astral somado ao meu primeiro contato com este país que eu amei, fez J-Bay se tornar a minha segunda cidade favorita no mundo, perdendo apenas pra Floripa.

Conforme comentei no nosso roteiro, tentamos ir direto de Johannesburg para Jeffrey's Bay [1.115km] no dia em que chegamos de viagem, mas o cansaço da noite mal dormida no avião somado ao estresse inicial de dirigir na mão inglesa fez com que optássemos por parar numa cidade no meio do caminho.

Acordamos às 3h da manhã pra percorrer as cinco horas que ainda faltavam pra chegar em J-Bay, para que o Dany pudesse surfar no período da manhã.

Primeiras impressões

Pra chegar a cidade você provavelmente usará a Rodovia Da Gama, uma avenida que corta a cidade de norte a sul e onde se concentra boa parte do comércio local (lojas, restaurantes, supermercados...). Essa rua fica paralela à praia e existem várias ruas secundárias onde você poderá acessar o mar do Oceano Índico.

Se for possível, fique hospedado entre a Rodovia Da Gama e o mar, assim você conseguirá ir à praia a pé. Nós ficamos hospedados em dois lugares diferentes e conto mais detalhes pra você s depois.

Praia de Supertubos

Nós chegamos e fomos direto para Supertubos e o mar estava lindo, pra completar o sol estava brilhando e por ser um feriadão tinha várias pessoas aproveitando a praia. Como era outono (final de abril) a temperatura estava ótima pra ficar aproveitando o sol e admirando as ondas. J-Bay já começou a me cativar por aí.

Eu já conheci outros locais do Circuito do WSL [Liga Mundial de Surf], mas este foi diferente, mesmo não sendo período de campeonato o local tem um astral super gostoso. O ponto onde estacionamos o carro é onde fica a infraestrutura do evento e o local de entrada da praia é onde ficam as arquibancadas do campeonato, então eu já tinha visto aquelas casas e escadas várias vezes pela TV.

O acesso ao mar é bem complicado pois entre a areia e o mar tem uma faixa grande de pedras. E não são pedras redondinhas, são pedras pontiagudas, que machucam bastante o pé. Sugestão: usar botinha de neoprene.

Além de machucar o pé, as ondas podem te jogar pra cima das pedras, então é importante que o surfista se informe onde é mais fácil entrar e sair. Outra situação que aconteceu com o Dany foi a cordinha ficar presa a uma pedra, por 'sorte' a maré estava baixa e ele conseguia ficar em pé no ponto onde isto aconteceu.

A praia é extensa com areia grossa e fofa, então não é muito boa pra caminhar. E tirando os surfistas, eu não vi ninguém tomando banho de mar, por causa das pedras.

Não perca a oportunidade de assistir o sol nascer na praia de Supertubos. Eu acompanhei o Dany pra fazer umas fotos dele e fui presenteada com um céu incrível.

Dany surfando ao amanhecer <3

Tubarões

Quem acompanha os campeonatos de surf já ouviu falar que na área tem tubarão, e que aconteceram momentos em que tubarões apareceram durante o campeonato mundial, sendo que em um deles o tubarão deu uma 'esbarradinha' no Mick Fanning [ @mfanno ]. Veja vídeo aqui.

E nosso choque de realidade foi ao chegar na praia e nos deparar com kit de primeiros socorros para mordida de tubarão - como se fosse adiantar de alguma coisa.

Assim eu fiquei mais tranquila... só que não!

Segundo o Dany, ao entrar na água, ele teve medo no começo, mas depois de 30 minutos na água ele nem lembrava mais que existem tubarões.

Surf

O Dany separou umas dicas para os surfistas:

Vento ideal: Sudoeste - deixando as ondas tubulares. Ventos Norte e Nordeste estragam a onda e só Albatross vai ficar com uma condição razoável.

Correnteza: quando o mar está grande, pode ter corrente, principalmente no inside, mas o Dany não sentiu nada nos dias em que surfou lá.

Tamanho: as melhores condições são com ondas de 3 a 6 pés (1 a 2 metros)

Swell ideal: sudoeste ou sul-sudoeste.

Fonte: Surfline.com

Outras Praias

Jeffrey's bay tem outras praias, como mostra o mapa abaixo:

Fonte: sa-venues.com

Nós visitamos:

. Paradise Beach - uma praia um pouco mais afastada (ao sul) com uma faixa de areia bem grande e dunas pra emoldurar. Não tem pedra na entrada do mar.

. Main Beach - essa praia também não tem pedra para entrar no mar. Ela fica bem na região central e é muito popular. Esta praia também conta com estacionamento e comércio variado na região.

. Impossibles - é a continuação de Supertubos e tem as mesmas características. Quando o swell está grande a onda se forma em Supertubos e continua por Impossibles, formando a direita mais longa do mundo.

Comércio

Em nossas viagens deixamos pouco tempo reservado a fazer compras, pois priorizamos as experiências que só poderemos ter no local, como uma trilha, um passeio, uma praia... Mas, como o Dany sempre fala, eu não resisto a um "cacarecaria" - uma loja que vende um monte de cacarecos - souvenir.

Eu visitei a Country Khaya, uma loja de decoração com muitos produtos de decoração lindos, além é claro de lembrancinhas. Eu fiquei com vontade de trazer a loja inteira pra minha casa. E foi lá que eu comprei a minha primeira girafa da viagem (foram muitas. hehehe). Ela parece pequena, mas tem mais de 60cm de altura e com a embalagem quase não coube na minha mala).

:: COUNTRY KHAYA ::

JBay Surf Village, Da Gama Rd, 2

@country_khaya

Outras lojas que serão difícil resistir são as Surfshop e principalmente os departamentos de Outlet. Eu e o Dany estávamos à procura de roupa de borracha e visitamos praticamente todas. Os preços das lojas são similares aos do Brasil, porém os descontos dos Outlets realmente valem a pena. Exemplo: a roupa de borracha que eu comprei pra mim (long 4.3 vedado da Billabong), aqui no Brasil custaria próximo de R$ 1.000,00, nós pagamos R$ 350,00.

Surfshop :

Billabong (loja onde eu comprei o minha roupa de borracha) - Da Gama Rd, 3A

Billabong Factory Shop (apenas roupas) - Da Gama Rd, 2A

Quicksilver - Da Gama Rd, 24 - Nesta loja tem o Museu do Surf (vale uma visita rápida)

Quiksilver & Roxy Factory Shop - St Croix S, 10

Rip Curl - Da Gama Rd, 7

Rip Curl - Da Gama Rd, 31

E tem várias outras espalhada pela cidade.

Museu do Surf - Quiksilver

Onde comemos

Na maioria dos dias estávamos super cansados e optamos por comer um lanche rápido ou mesmo na cozinha da pousada. Mas acabamos conhecendo alguns lugares.

Infood Coffee Society - um café bem 'descolado' que serve cafés especiais, sucos, saladas e sanduíches. Fica ao lado da Country Khaya e tem umas mesinhas ao ar livre. Eu achei o valor alto e o atendimento demorado, mas a comida estava bem gostosa.

Nós tivemos companhia para o lanche:

:: INFOOD COFEE SOCIETY::

JBay Surf Village, Da Gama Rd, 4

@infood_coffee_society

Nina’s Real Food - restaurante com um cardápio muito variado, serve café da manhã, almoço, janta e doces. Uma dica é que eles tem opções de comida congelada, que você pode levar para a sua pousada - experimentei um macarrão a bolonhesa e estava bem gostoso. Nós fomos ao restaurante duas vezes, a primeira pra almoçar um prato com peixe (que demorou muito pra chegar) e outra vez para jantarmos uma pizza (desta vez bem rápido). Os preços são justos e os atendentes bem simpáticos. A parte interna do restaurante é decorada com motivo de surf.

:: NINA'S REAL FOOD ::

Da Gama Road - Wavecrest Centre

Horário: 07h às 22h

@ninasrealfoodjbay

Fishaways - cadeia de fastfood voltada para frutos do mar. Lá você vai encontrar peixes, lulas e camarões, que podem ser servidos como sanduíches, saladas ou pratos quentes. Este foi o lugar que mais comemos durante nossa viagem pela África do Sul, pois você irá encontrar estes restaurantes em várias cidades. Como é fastfood o atendimento é rápido e o preço muito barato. Exemplo: um prato simples (como este da foto abaixo) com um filé de peixe e uma porção de arroz ou batata frita custava ZAR 29,90, o equivalente a R$ 8,20. É claro que não é a melhor refeição do mundo, mas economizamos muito tempo e dinheiro comendo no fishaway.

Normalmente eles dividem o espaço com o Debonairs e o Steers, então você terá mais opções em único lugar.

Marmitinha em formato de peixe

:: FISHAWAY ::

30 Da Gama Rd, Jeffreys Bay

@officialfishaways_sa

Deboinars Pizza - outro fastfood onde comemos em J-Bay e em outras cidades da África do Sul. É um ótimo lugar se você quer pagar pouco e comer rápido. Um diferencial deles (que eu nunca tinha visto) são a Pizza Dupla e Trilha, ou seja, uma pizza em camadas, uma em cima da outra. Normalmente eles dividem o espaço com o Fishaway e o Steers, então você terá mais opções em único lugar.

:: DEBOINARS PIZZA ::

30 Da Gama Rd, Jeffreys Bay

Supermercado Super Spar - se o orçamento estiver apertado, você pode optar por comprar os produtos no mercado e preparar na pousada. O Super Spar é um mercado bem grande presente em várias cidades da África do Sul e em alguma unidades você vai encontrar produtos prontos para o consumo como frango assado, batatas cozidas e saladas. E é claro que é ótimo lugar pra se abastecer com água e lanchinhos que você irá comer entre uma refeição e outra.

O mercado de J-Bay tem um centrinho comercial junto, e foi numa lojinha de celular que compramos um Chip pro meu celular e o adaptador de tomada.