top of page

África do Sul - Preparação

Atualizado: 21 de abr. de 2023

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA ESTE PAÍS INCRÍVEL

Tem vontade de conhecer a África do Sul?

Eu recomendo muito este maravilhoso e encantador país.

Aqui vão algumas dicas pra você criar coragem e começar a planejar sua viagem hoje mesmo.

INFORMAÇÕES GERAIS

A África do Sul tem uma população de 55 milhões, e assim como no Brasil, em alguns lugares você encontrará mega cidades com uma concentração grande de pessoas e por outro lado irá dirigir muitas horas sem ver ninguém nas estradas.

Fora do horário de verão a diferença de Fuso Horário é de 5 horas a mais que o Brasil.

O país é banhado por dois Oceanos, o Índico e o Atlântico, e o encontro deles não é no Cabo da Boa Esperança como muitos pensam, e sim em Cape Agulhas.

Apesar do Apartheid ter acabado em 1994, eu senti que ainda existe uma separação racial grande - não imposta pela lei, mas culturalmente. Por exemplo, num restaurante você encontrava pessoas brancas e negras, porém um nenhum momento eu cheguei a vê-los juntos em uma mesa. Outro ponto que percebi esta separação foi na língua...

Segundo a Constituição, existem 11 línguas oficiais. Com os turistas os Sul Africanos falam inglês, que dependendo da região tem bastante sotaque. Entre eles, o que pude perceber é que eles falam a língua tradicional da "família". Ou seja, negros falam Zulu e brancos Africanêr.

A África do Sul possui três capitais: Pretória (sede do Poder Executivo), Cidade do Cabo (sede do Poder Legislativo) e Bloemfontain (sede do Poder Judiciário).

COMO CHEGAMOS

Voamos pela South African Airways, com voo direto de Guarulhos para Johannesburg. Achei os dois aviões (ida e volta) muito antigos. O da volta em particular era bem barulhento, e mesmo tomando um remédio pra dormir, não conseguimos por causa do barulho.

Ponto positivo: a companhia não cobrou pra levar as pranchas de surf do Dany, com regrinha da pranchas ter no máximo 2m e estar dentro da capa. [Só pra quem não tem este problema, isto é uma grande vantagem - na viagem de Portugal para o Brasil em 2017 a TAP nos cobrou 130 euros por prancha].

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Não é necessário visto para viagens de até 90 dias (negócios ou turismo), apenas passaporte com validade de até 1 (um) mês da data de retorno para o Brasil e uma página em branco.

Também é necessário apresentar o Certificado Internacional de vacina contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.

:: Mais informações no site da Embaixada ::

Pronto, simples assim! Com estes dois documentos você já poderá viajar pra África do Sul.

DINHEIRO

A moeda do país é o Rand, cuja sigla é ZAR. Em Maio/2018, durante a nossa viagem, a cotação era ZAR 1 = R$ 0,25.

Ver cotação atualizada aqui.

As notas são lindas, de um lado a imagem de Nelson Mandela e do outro cada uma tem um dos animais do Big Five. A maioria dos locais aceita cartão de crédito, mas é interessante ter notas de dinheiro para pequenas despesas. Nós sacamos dinheiro num caixa eletrônico no aeroporto de Joennesburg e fomos usando durante a viagem.

CLIMA

É muito diversificado, depende muito da época do ano e o lugar que você escolher pra visitar. Nós fomos no outono e pegamos temperaturas abaixo de 10º C e acima dos 30º C, isso no mesmo dia. Então pesquise bastante sobre os locais que você vai visitar e sobre a época do ano.

ENERGIA ELÉTRICA

Voltagem 220W

O padrão das tomadas é igual a este abaixo, dois pinos fino e um grosso. O adaptador universal não serve. Eu procurei  adaptador aqui no Brasil e só encontrei com um preço bem alto.

Deixei pra comprar lá e encontramos por ZAR 40 no primeiro supermercado que paramos. Em alguns hotéis maiores, nos quartos tinha uma tomada de dois pinos (padrão antigo brasileiro).

Ao lado do plug sempre tem este interruptor pra ligar e desligar a energia do plug.

COMÉRCIO

No geral as lojas fecham mais cedo que aqui no Brasil, isto incluí os Shopping que fecham às 21h.

O que mais nos atrapalhou foi o horário de check-in das Guest Host, que normalmente era no máximo até às 18h e neste horários ainda estávamos viajando de uma cidade para outra (ao todo ficamos hospedados em 17 hotéis diferentes).

SAÚDE

Como já falei acima, é obrigatório a vacina contra febre-amarela, programe-se e tome a vacina pelo menos 10 dias antes da sua viagem.

Várias regiões do país são zonas de malária, principalmente próximo do Kruger. Não existe vacina contra malária, e o remédio que existe no Brasil tem muitas contra-indicações. Então, a recomendação é que nestas áreas use-se repelente bem forte, próprio para mosquito da malária e roupas compridas. Da pesquisa que eu fiz, dos repelentes vendidos no Brasil o único que encontrei ser eficiente para a Malária foi o Exposis Extreme.

Mesmo pagando caro, eu não quis arriscar, e comprei aqui no Brasil e usei todos os dias quando estávamos no Kruger (nas demais região eu não usei). Confesso que não vi um único mosquito por lá. Quando perguntei pra um guia, ele falou que normalmente a época dos mosquitos é no verão e por isso tive a sorte de não encontrar mosquitos.

Nós contratamos seguro de viagem, que tivemos a sorte de não precisar usar.

CARRO

Na África do Sul se dirige na mão inglesa. Este era um dos meus maiores medos antes de ir viajar. Se foi complicado, no começo sim! Mas eu conto mais detalhes num próximo post.

Tenho muito mais assuntos pra contar. Vou contar aos poucos aqui no blog.