VOCÊ TEM VONTADE DE FAZER UM SAFÁRI, MAS NÃO SABE COMO?
EU FIZ ALGUNS TIPOS DIFERENTES E CONTO OS DETALHES NESTE POST.
Quando eu estava pesquisando sobre a África do Sul eu fiquei um pouco confusa sobre como poderia fazer safári. Em cada blog que eu pesquisava eu via um formato diferente e pra piorar em cada reserva é possível fazer tipos diferentes de safári o que me confundiu ainda mais.
Pra ajudar você vou descrever como é cada tipo de safári e onde você poderá faze-lo. Observação: devem existir outros formatos de safári e outros locais pra fazê-los, eu estou escrevendo sobre as minha experiências.
Self-safári
É o safári que você faz com o seu carro. Você paga a entrada do parque e começa a dirigir por onde quiser.
Vantagens: você faz o roteiro e pode gastar o tempo que quiser com cada um dos animais que encontrar no caminho. Esta vai ser a forma mais barata de fazer safári, pois além de não precisar pagar o guia você pode levar lanchinhos no carro para ir comendo ao longo do dia.
Desvantagens: os guias normalmente têm olhos mais treinados e encontrarão animais com mais facilidade. Um dica é ficar de olho nos locais onde tem carros parados, pois frequentemente vários carros se aglomeram onde tem animais, principalmente os felinos.
Onde fazer: Addo Elephant National Park
Krugger National Park
iShimangaliso Wetland Park
Hluhluwe - Imfolozi National Park (neste fizemos com guia)
Safári com carro do guia
Para este tipo de safári é usado um carro, um caminhãozinho, onde eles colocam vários acentos na carroceria pra que os turistas sentem. Existem caminhões que são praticamente micro-ônibus e cabem perto de 16 turistas e em outros locais o carro é pra 4 turistas (este normalmente são usados nas Reservas Privadas).
Vantagens: os carros são altos o que facilita a visão quando existe muita vegetação rasteira. Além disto, o guia tem olhos mais treinados e vai achar os animais com mais facilidade.
Desvantagens: o passeio já terá um horário definido e será o guia quem determinará o tempo que você irão ficar observando cada animal. Outra coisa que eu não gostei é que a carroceria é aberta, então nos passeios no começo e final do dia ficava muito frio.
Variações: como este é um tour contratado, dependendo do local você vai encontrar variações dele, existem safári durante o dia, no início da manhã ou a noite pra ver os animais com hábitos noturnos. Em alguns você terá comida incluso.
Onde fazer: Addo Elephant National Park (nós fizemos apenas self-safári)
iShimangaliso Wetland Park (nós fizemos apenas self-safári)
Hluhluwe - Imfolozi National Park - nós fizemos o safári com churrasco típico
Krugger National Park - praticamente em todos os Camps é possível fazer.
Abaixo eu separei uma tabela com informação dos Camps onde você vai
encontrar as atividades: Sunrise Drive, Sunset Drive e Night Drive.
Safári a pé
É um safári onde você anda a pé pela savana africana. Na experiência que tivemos, no Rest Camp Mopani, fomos acompanhada por dois guias armados. Provavelmente a área onde o passeio é realizado é mais 'tranquila', longe da região onde ficam os grandes predadores. Mas nós encontramos pegadas de hipopótamo e elefante, além de darmos de cara com um búfalo. Durante o passeio o guia irá te explicar sobre a fauna local e contar algumas curiosidades sobre os animais.
Vantagens: ter a experiência de andar pela savana e sentir os cheiros que no carro você não consegue. Como o passeio é mais caro e muitas pessoas tem medo, ele acaba ficando mais exclusivo (eu e o Daniel estávamos sozinhos com o guia).
Desvantagens: você irá percorrer uma área pequena. Nós vimos poucos animais, não sei se por falta de sorte ou pela escolha do lugar.
Onde fazer: Krugger National Park - na tabela acima é só você ver onde é feito o Morning Walk, River Walk ou Afternoon Walk
Safári a barco
Nós fizemos o safári de barco, uma espécie de balsa, para ver hipopótamos e crocodilos no lago de St. Lucia.
Vantagens: Provavelmente você conseguirá ver os animais mais de perto, do que apenas ficando sobre a ponte que corta o lago.
Desvantagens: Como o barco é todo aberto fica bem frio, principalmente se você for num horário cedo. No dia em que visitamos, a maior parte dos hipopótamos estava próximo da ponte.
Onde fazer: iShimangaliso Wetland Park
Safári em quadriciclo (ATV)
Neste formato de safári você usará um quadriciclo para se locomover por dentro da reserva. Nós fizemos este safári em Margate, no Areena Riverside Resort.
Vantagens: a experiência de andar de quadriciclo.
Desvantagens: nós só fizemos este tipo de safári num lugar, e a reserva era bem pequena e como já tínhamos andado de ATV, na minha opinião não valeu a pena a visita. Além disto, o terreno da reserva é bem acidentado e eu não consegui dirigir, tendo que ir de carona com o Daniel.
Você fez outro tipo de safári? Me conta como foi sua experiência.
Regras dos safáris
No geral, as regras dos safáris são muito parecidas, principalmente os dois primeiros tipos (os mais comuns). As regrinhas são:
. Você só pode sair do carro nas áreas permitidas: os portais de entrada, áreas de descanso e a área dos hotéis. A recomendação é não colocar braços ou equipamentos para fora da área do carro. Pra que você entenda melhor, os animais estão acostumados com os carros, pois fazem parte do dia a dia deles. Porém, eles não estão acostumados com humanos andando por aí.
. Dentro dos parque é importante que você respeite o limite máximo de velocidade, que varia de 40km/h a 50km/h. Este limite é importante para a segurança dos animais, para que você não atropele nenhum bichinho. Nós na maior parte das vezes andávamos numa velocidade mais baixa, pra facilitar encontrar os animais.
. NUNCA alimente os animais.
A SAN Parks, operadora dos Parques Nacionais, tem um vídeo bem fofo que mostra estas regrinhas:
Dicas
. Tenha sempre água e alimentos dentro do carro. É comum você passar horas dentro do carro, sem ter lugar para parar.
. No mesmo dia pegamos muito frio de madrugada e muito calor ao meio dia. A dica é usar roupas com efeito cebola - várias camadas para você ir tirando ao longo do dia.
. Tenha sempre em mãos: equipamento fotográfico, mapa dos parques e livro com nome dos animais.
Outros post sobre a África do Sul:
:: Roteiro
:: Preparação
:: Knysna
:: Victoria Bay
:: Mossel Bay
:: Stony Point
:: Cool Bay
:: Camps Bay
:: Muizenberg
:: Monkeyland
:: Durban
:: St. Lucia
Viagem: Maio 2018
Comentários